'Ciência é 10' lança e-book

Curso de especialização lato sensu divulga e-book sobre vivências de docentes na educação a distância

Publicado em 23/06/2023 às 14:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

E-book pode ser acessado e baixado gratuitamente. (Imagem: Reprodução)

Com iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e viabilizado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso de especialização lato sensu da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é 10” (C10) está lançando um e-book com acesso gratuito - clique AQUI.

Intitulada "Ensino de ciências por investigação e os desafios da pandemia: Ressignificações da prática docente e dos cotidianos escolares", a obra foi dividida em 31 capítulos e aborda, em cada um deles, trabalhos de conclusão de curso elaborados por cursistas sob orientação de professores da UFU. Ao longo das páginas, estão reflexões sobre o processo de aprendizagem a partir do ponto de vista de cada cursista, mas, sobretudo, da vivência docente em relação ao movimento nacional de ensino a distância.

Ofertado em cinco polos localizados nas cidades mineiras de Bambuí, Ilicínea, Ipatinga e Paracatu, além de Primavera do Leste (MT), o curso foi realizado de março de 2020 a fevereiro de 2022. "Gratificante esse resultado! Conhecimento, aprendizado, gratidão, satisfação, desafio, realização, investigação, oportunidade e esforço com mudanças que dizem da produtividade e compromisso do C10 nas inflexões constitutivas das nossas trajetórias e exercícios profissionais. Esperamos que fiquem inundados pelas apostas, defesas e desejos, dos/as cursistas, para um despertar da ampliação de seus estudos e das práticas docentes. O exemplar é um convite para que o leitor mergulhe nas produções feitas por eles/as e navegue nos saberes, fazeres, desafios e possibilidades investigativas dos espaços educativos", declara Fernanda Helena Nogueira-Ferreira, docente do Insituto de Biologia (Inbio/UFU) e uma das organizadoras do e-book.

Oportunidade

O "Ciência é 10" é um curso ofertado pela UFU, por meio do Inbio e em parceria com a UAB. Ele é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integra o Programa Nacional Ciência na Escola, destinado a professores da Rede Pública de Ensino que estejam trabalhando nos anos finais do Ensino Fundamental II, nas áreas de Ciências, Biologia, Química, Física e afins.

O curso lançou edital para a sua segunda turma, com período de inscrições entre os dias 6 e 20 de julho. Vale lembrar que ele é ofertado de maneira gratuita e na modalidade a distância.

Mais informações podem ser obtidas entrando em contato nos seguintes e-mails: cead@cead.ufu.br; ciencia10ufu@gmail.com.

Palavras-chave: Ciência é 10 Biologia Pós-graduação