Processos Seletivos

Diretoria de Cultura abre inscrições para seleção de profissionais e bolsistas de extensão e cultura

Vagas são para atuar junto ao Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac)

Publicado em 20/06/2023 às 11:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Oficina realizada no Projeto Nuances do Arco Íris. (Foto: Danilo Mota/Arquivo Piac)

A Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) abriu vagas para novos bolsistas de extensão e de cultura, destinadas a alunos da UFU e profissionais em diversas áreas, para atuar junto ao Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac). Em 2023, a iniciativa tem uma edição comemorativa aos 45 anos de federalização da universidade. Os aprovados irão atuar em  projetos selecionados, propostos por estudantes da graduação da UFU.

O primeiro edital seleciona bolsistas de cultura, que receberão bolsas com valores que vão de R$ 600 a R$ 1.000 para desenvolver atividades em um dos projetos. O segundo edital destina-se à seleção de profissionais técnicos especializados em áreas específicas. O período de atuação e o salário estão de acordo com cada projeto, sendo prorrogáveis por igual período, de acordo com a necessidade e recursos disponíveis. Já o terceiro edital é para bolsistas de extensão, que receberão bolsas mensais no valor de R$ 400, durante o período de atuação respectivo, de cada projeto.

Somados, os três editais estão oferecendo cerca de 60 vagas. O Edital 120/2023 contempla estudantes de Ensino Médio e graduados em Dança, Pedagogia e graduandos do curso de Teatro. O Edital 121/2023 oferta vagas para diversos cursos e vagas, entre elas: assessoria de imprensa, produção logística, supervisão orçamentária, estágio pedagógico, produção cultural, produção artística, estágio pedagógico, design gráfico, auxiliar na organização do evento, designer e social mídia, auxiliar de produção, fotógrafo, assistente de comunicação, videomaker, auxiliar em atividades de fotografia, vídeo e divulgação, integrante da comissão organizadora, acompanhamento e execução de ações pedagógicas e culturais do projeto. Por sua vez, o Edital 117/2023 contempla estudantes de graduação para as seguintes vagas: ministrantes de oficinas de palhaçaria, fotografia e dança, orientadores de oficina, assistentes de oficina, operador de som, operador iluminação, fotografia, manipulação projetor, designer gráfico, produção cultural; produção artística; estágio pedagógico, auxiliar na organização do evento, fotógrafo, videomaker e editor, coordenação do coletivo Mães da UFU, oficineira, músico, social media, auxiliar de produção, acompanhamento e execução de ações pedagógicas e culturais do projeto.

As inscrições para o edital de bolsa cultura terminam na próxima segunda-feira, 26/6. Já para o auxílio financeiro às Atividades de Extensão e Projetos de Cultura (Apec) e a bolsa de extensão vão até domingo, dia 02/7. As inscrições devem ser feitas via e-mail, na seguinte caixa:  difoc@proex.ufu.br. Os documentos obrigatórios estão especificados nos editais.

“O objetivo destes três editais é selecionar bolsistas de cultura e de extensão, bem como profissionais de apoio técnico especializado para atuar junto aos projetos aprovados no Programa Institucional de Apoio à Cultur,  o Piac 2023”, explica Isabela Pompeu, coordenadora da Divisão de Fomento a Cultura (Difoc) da Dicult.

Para saber mais informações sobre as vagas, cargos, documentação, valores das bolsas e Apec, basta acessar os links abaixo:

O que é o Piac?

O Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac) é uma realização da Divisão de Fomento à Cultura (Difoc), vinculada à Diretoria de Cultura (Dicult/UFU). Tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de ações artístico-culturais que promovam, por meio da cultura, o diálogo com atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando a valorização da universidade pública, bem como seu compromisso com as transformações sociais e a promoção da cidadania.

Palavras-chave: Editais; apoio; Piac; 2023