Saúde

Maternidade, Centro Obstétrico e Centro de Parto Normal do Hospital de Clínicas de Uberlândia são reinaugurados após reestruturação completa

Foram investidos R$ 6,3 milhões destinados pela Ebserh, por meio do Rehuf

Publicado em 19/06/2023 às 15:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Divulgação

Mães e famílias atendidas pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), vinculado à Rede Ebserh, terão um novo espaço para o momento da chegada do bebê. Após dois anos de reformas, mais de 2 mil metros quadrados foram completamente renovados. A lista inclui a Enfermaria de Alojamento Conjunto (Maternidade), Centro Obstétrico, Lactário, Centro de Parto Normal e o Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia.

Mais de R$ 6,3 milhões foram investidos na obra. O valor, destinado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), gestora do hospital, faz parte do Programa Nacional de Reestruturação de Hospitais Universitários Federais (Rehuf). O planejamento da reforma começou em 2019 para trazer melhorias e atualizações tecnológicas para o hospital. As portas largas e as barras de apoio nos banheiros são apenas algumas das adaptações realizadas para adequar às normas de acessibilidade e vigilância. Água morna nas torneiras dos trocadores, cortinas entre os leitos, climatização em todos os quartos são outras melhorias que as famílias vão encontrar nos novos espaços.

A espera foi longa para os trabalhadores da maternidade. Toda a equipe de profissionais está ansiosa para desempenhar suas atividades no novo local. Karla Castro é técnica em enfermagem e trabalha na Enfermaria de Alojamento Conjunto (atualmente atendendo em local temporário). Ela esteve na reinauguração do espaço e conheceu os detalhes do novo local de trabalho. "Estou ansiosa para vir trabalhar aqui nesse ambiente renovado com estrutura adequada que vai trazer conforto e segurança para nós e para as mães que ficarem aqui com a gente", contou.

“As melhorias que vemos aqui são para todos. Com a reestruturação do espaço, estamos promovendo segurança e conforto para as mães, famílias e melhores condições para os trabalhadores. Além dos itens de conforto, a equipe também foi beneficiada com espaços novos e totalmente reformulados”, apontou a chefe da Unidade de Saúde da Mulher do HC-UFU, Jaqueline de Moraes Ananias Andrade.

O reitor da UFU, Valder Steffen Junior, esteve presente na solenidade de reinauguração e destacou a importância do investimento para o hospital. “O Hospital de Clínicas tem mais de 50 anos e, aos poucos, vamos renovando os espaços para os pacientes, os trabalhadores, os estudantes e residentes que desenvolvem suas atividades aqui”, disse.

O Ministério da Saúde foi representado pelo médico sanitarista e diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), Nilton Pereira Júnior. “O Governo Federal, por meio da Ebserh e dos Ministérios da Educação e da Saúde, vem investindo nos hospitais universitários federais buscando adequação das estruturas antigas para atender às normas da vigilância sanitária, mas também como forma de qualificar a assistência e atender com as boas práticas de humanização relacionadas ao parto e nascimento”, explicou Pereira Júnior.

O superintendente do HC-UFU, Luciano Martins da Silva, relembrou como era a unidade e comemorou a conquista de todos: “Eu trabalho no hospital há 15 anos e é muito bom poder participar de momentos como esse em que vemos espaços tão importantes como este serem renovados assim. É um momento de celebrar, mas também reconhecer o empenho de todos os envolvidos.”

O procurador da República no Ministério Público Federal, Onesio Soares Amaral, parabenizou a gestão da universidade e do hospital. “É um prazer poder compartilhar esse momento com todos os envolvidos neste processo. Este é o exemplo de cuidado com a gestão dos recursos, com eficiência e carinho”, ressaltou.

Sobre a Ebserh

O HC-UFU parte da Rede Ebserh desde 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Com informações do HC-UFU/Ebserh

Palavras-chave: maternidade; reinauguração; HC-UFU/Ebserh