Quem quer ser uma cientista?

Editais da UFU incentivam alunas do ensino fundamental e médio a se desenvolverem em áreas da tecnologia e inovação

Publicado em 16/06/2023 às 12:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mesmo que 74% da meninas demonstrem interesse no campo da ciência, tecnologia, matemática e engenharia, apenas 30% das pesquisadoras do mundo são mulheres. Foto: Pexels

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (PROEXC-UFU) abriu, neste mês, dois editais destinados às meninas do Ensino Fundamental e Médio do município de Uberlândia. O objetivo das iniciativas é estimular a inserção de mulheres em áreas de tecnologia e inovação.

Segundo pesquisa realizada em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas representavam apenas 20% dos profissionais desses setores — mesmo apresentando taxa de instrução maior do que o público masculino.

O edital 113, vinculado ao projeto “Valorizando o Conhecimento e a Participação das Mulheres”, em parceria com o Espaço 4.0 da UFU, irá selecionar alunas do Ensino Médio para as nove turmas de cursos de formação em Inovação e Tecnologia. As inscrições devem ser realizadas on-line por meio do preenchimento dos formulários disponibilizados no edital.

Dentre os requerimentos, as alunas precisam ter disponibilidade para participar das aulas nas datas e horários propostos e dispor de 16 horas para o desenvolvimento das atividades.  Além disso, cabe à estudante cursista arcar com todas as despesas relativas ao seu deslocamento e acesso às aulas, equipamentos de proteção individual e materiais escolares de uso individual.

Cursos disponibilizados no edital 113.

Destinado a alunas do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública ou bolsistas da rede particular, o edital 115 traz a questão “Quem quer ser uma cientista?”. A proposta é  que as meninas se tornem estudantes da oficina do projeto "Ciência por elas e para elas", na cidade de Patos de Minas.

Ao todo são 10 vagas para a Oficina 1 e 10 para a Oficina 2, sendo que as inscritas devem ter disponibilidade de 4 horas para realização das tarefas propostas no dia da oficina. As atividades acontecerão de maneira presencial no prédio de laboratórios da UFU Campus Patos de Minas e os custos do deslocamento são de responsabilidade de cada aluna. Para se inscrever, as interessadas devem enviar a documentação exigida para cienciaporelaseparaelas@gmail.com e preencher o “assunto” com:  Inscrição Oficina - Nome completo da candidata.

Vagas ofertadas no edital 115.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: editais Ciência tecnologia Mulheres Meninas