Representantes da Diretoria da Cultura participam do Fórum de Gestão Cultural

Evento foi realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no município de Uberaba

Publicado em 07/06/2023 às 12:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Abertura do VI Forcult. (Foto: Kássio Paiva)

Representantes da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) participaram, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, da sexta edição do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste (VI Forcult Sudeste), na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba.

Ao longo de cinco dias de programação, aconteceram apresentações culturais, palestras, mesas temáticas e lançamento de livros. O VI Forcult teve como proposta integrar gestores, equipes e aqueles que se dedicam aos temas das Políticas Culturais e Gestão Cultural, fortalecendo a dimensão acadêmica da cultura por meio de debates integrados e trocas de experiências entre as Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Sudeste.

Representando a UFU, além do diretor de Cultura, Alexandre Molina, participaram os técnicos administrativos atuantes nas áreas de fomento e de produção cultural, a fim de conhecer as ações culturais implementadas por diferentes Instituições de Ensino Superior da região e estabelecer possíveis parcerias interinstitucionais e novas propostas de gestão cultural.

Segundo Taciana Ramos, assistente em administração da Dicult, os pontos mais importantes discutidos foram as políticas culturais e de financiamento nas IES; formas de gestão de fundos e captação de recursos; utilização de ICMS Cultural; relatos do Observatório das Dinâmicas Culturais nas aludidas instituições; capacitação em gestão e produção cultural.

Além disso, ocorreram abordagens teóricas sobre territorialização dos patrimônios, especialmente os situados na cidade mineira que foi sede do evento. Neste contexto, foram promovidas visitas técnicas (“vivências no território”) em diferentes espaços culturais do município, como museus locais e templos religiosos.

Registro da visita ao Museu de Peirópolis. (Foto: Fábio Cerqueira)

Em outra vivência, os participantes do fórum tiveram a oportunidade de conhecer uma das únicas fábricas credenciadas pelo Vaticano para a produção de sinos de forma artesanal, utilizando um processo milenar.

Foto: Kássio Paiva

O VI Forcult Sudeste também contou com a presença da presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, de Geraldo Horta Alvarenga (representante do Ministério da Cultura - MinC) e de José Oliveira Júnior, membro da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). Eles trataram sobre o reforço de investimentos em cultura e capacitação nesta seara nas escolas e nas universidades, a importância das Instituições de Ensino Superior na capilarização dos processos de formação e difusão em arte e cultura e as estratégias de fomento e financiamento das políticas do estado mineiro para a economia criativa cultural.

Alexandre Molina descreveu assim esta edição do Fórum de Gestão Cultural: “Foi uma experiência imersiva, que nos colocou em contato com o território cultural da região de Uberaba e que nos possibilitou importantes trocas com outras e outros agentes que atuam nos processos de gestão da cultura de diversas Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste. Que venha o Encontro Nacional!”

No encerramento do evento foram elencadas propostas que serão remetidas à edição nacional, agendada para o período de 29 de agosto a 1º de setembro, em Vitória, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Aconteceu, também, a escolha dos novos representantes da coordenação do Forcult Sudeste.

Da esquerda para a direita: Alexandre Molina (UFU), Jonas Terra (IFF), Giovana Romaro (Unicamp), Niciane Castro (IFES), Aparecida Silva (UFTM) e Roberta Ribeiro (IFTM). (Foto: Gabi Mendes)

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: VI Forcult forum cultura dicult PROEXC UFU