Cintesp.Br lança segunda edição de portfólio

No mês de conscientização da semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, publicação reúne equipamentos inovadores em Tecnologia Assistiva

Publicado em 18/08/2023 às 11:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

A semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, acontecerá de 21 a 28 de agosto

A publicação da nova edição do portfólio do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos da Universidade Federal de Uberlândia (Cintesp.Br/UFU) vem para contribuir e promover a tecnologia assistiva voltada para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e doenças raras.

A nova edição do portfólio apresenta 34 equipamentos/dispositivos patenteados e licenciados ou em processo de licenciamento. São  inovações prontas para a fabricação pela indústria e uso pela sociedade, entre elas 13 modelos de cadeira de rodas otimizadas que foram desenvolvidas por uma metodologia de prescrição inédita no mundo.

Para esta segunda edição, foram incorporados equipamentos e dispositivos para vida diária/lazer e saúde, além de ações voltadas para a educação inclusiva e o esporte.

Para as atividades de inclusão em cultura e lazer, o Cintesp.Br/UFU incorporou, ao novo portfólio, diversas ações inclusivas, como visitas guiadas para cegos em museus, parques e exposições culturais realizadas em parceria com associações de apoio às pessoas com deficiência de Uberlândia.

Na área da educação inclusiva, o Cintesp.Br/UFU apresenta ações planejadas e que são direcionadas a toda sociedade, como os cursos modulares de Libras, Braile e audiodescrição. As ações de acessibilidade para pessoas cegas, deficientes auditivos, pessoas surdocegas e de baixa visão também são desenvolvidas em parceria com profissionais da área e associações de Uberlândia.

De acordo com o coordenador-geral do Cintesp.Br/UFU, Cleudmar Araujo, “O Portfólio Cintesp.Br 2023, apresentado inicialmente na SBPC e agora, na Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, representa o esforço de uma ampla rede de pesquisadores do Cintesp.Br que atua nas áreas de saúde, esporte, vida diária, lazer, educação inclusiva e mobilidade. Todos os resultados estão apresentados, nesta edição. São soluções inéditas onde, por meio da ciência, buscamos melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a inclusão social”.

A nova edição do portfólio foi lançada na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no mês passado na cidade de Curitiba. No evento, o portfólio foi entregue à ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), juntamente com a apresentação de alguns dos equipamentos que fizeram parte do estande do Cintesp.Br/UFU. Também receberam exemplar do portfólio: Sônia da Costa, diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva, Luís Fernandes, Secretário-Executivo do MCTI, e membro do Conselho de Administração da Finep e Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, representantes do MCTI.

Após conhecer um pouco do que o Cintesp.Br/UFU apresenta no portfólio, a ministra Luciana Santos apresentou apoio ao programa. “A tecnologia assistiva é uma de nossas prioridades”, afirmou a ministra, ao receber um exemplar. O portfólio está disponibilizado no site do Cintesp.Br/UFU.

Desde 2019, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica e Científica (ACTC) entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Universidade Federal de Uberlândia, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel), o Cintesp.Br/UFU ampliou as pesquisas em TA formando uma rede colaborativa com instituições públicas, privadas, Ministério Público do Trabalho/Regional Uberlândia(MPT/Udia), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e associações de apoio às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e doenças raras.

Formam a Rede: Prefeitura de Uberlândia por meio da Futel, Praia Clube Uberlândia, Sesi Gravatás/Fiemg, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE/CPB/Futel) de Uberlândia e as Associações dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), a Paralímpica Uberlandense de deficientes visuais (Apavu), o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), e a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi) e Instituto Brain/Grupo Algar Telecom.

No âmbito da Universidade Federal de Uberlândia, o Cintesp.Br/UFU desenvolve inovações com laboratórios que trabalham com projetos na área de TA como: Laboratório de Modelos e Protótipos (Lamop) e Laboratório de Usabilidade e Design Ergonômico (Lude) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, Laboratório de Projetos Mecânicos (LPM) e Femec Maker, da Faculdade de Engenharia Mecânica.

A interdisciplinaridade das pesquisas do Cintesp/UFU envolve: Faculdade de Medicina UFU por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Faculdade de Educação Física (Pesquisas aplicadas), Faculdade de Engenharia Mecânica (Pesquisas aplicadas) e a Faculdade de Fisioterapia (Pesquisas aplicadas).

Palavras-chave: Cintesp tecnologia assistiva portfólio equipamentos Femec