Fazenda

Fazenda da UFU implanta sistema mais confortável para vacas

Galpão compost barn favorece o aumento da produção de leite e diminui problemas no casco dos animais

Publicado em 17/08/2023 às 10:46 - Atualizado em 28/08/2023 às 10:13

A estrutura tem o formato de arco e altura de 9,5 m no centro e 4 m nas laterais, o que confere maior resistência. (Fotos: Milton Santos)

A Fazenda do Glória da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) implantou o compost barn, que é um sistema de confinamento para vacas que permite aos animais descansarem em uma cama de material orgânico. Para iniciar as atividades, 62 vacas em lactação deram entrada no galpão que possui uma área de 1.092 m² construídos, sendo 672 m² de área de cama e 420 m² de pistas de alimentação e de trânsito dos animais para a sala de ordenha. Dentre os objetivos do projeto, está o aumento da produção de leite pelo maior controle no consumo de alimentos, redução do estresse térmico e o menor deslocamento dos animais.

As vacas ficam mais próximas da sala de ordenha e em local de fácil acesso à equipe

O docente Adriano Pirtouscheg, da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev/UFU), integra a Diretoria de Experimentação e Produção Animal da UFU, setor encarregado pela área de produção animal das fazendas, e um dos responsáveis pelo projeto em parceria com outros professores da Famev, que atuam na reprodução, nutrição, sanidade, bem estar animal e qualidade do leite. Enquanto acontece a entrada das vacas, Pirtouscheg declara que a instalação,  é dotada de uma manta reflexiva abaixo das telhas metálicas, que visa reduzir a irradiação de calor para os animais alocados na estrutura.

Adriano Pirtouscheg acompanha o projeto e comenta que o compost barn vai facilitar o controle do consumo de alimentos

Além disso, o galpão é moldado em arco, que confere maior resistência e altura, possibilitando a entrada de basculantes que fazem o revolvimento diário da cama, atuando na secagem da camada de material orgânico, que detém de serragem, maravalha, palha de café, e por via fermentação e/ou pela ventilação forçada no barracão.

A projeção do alojamento é que comporte até 67 vacas em lactação e no período pré-parto. O reflexo da inovação tecnológica que chega ao Glória irá refletir positivamente na produção de leite do rebanho. Haverá redução nos problemas de cascos devido à menor distância para deslocamento dos animais até a sala de ordenha e também pela facilidade de introduzir novos manejos, com fácil acesso à equipe de cuidadores da fazenda, afirma Pirtouscheg.

“O compost barn do Glória irá ofertar ao corpo docente e discente da UFU uma tecnologia atualizada na produção leiteira que irá dinamizar o ensino, a pesquisa e a extensão”, acrescenta.

João Vitor Santos e Silva Mesquita é aluno do 5° período de Medicina Veterinária e integra a equipe da Empresa Júnior (EJ) Consultoria e Assistência Veterinária (Conavet), EJ dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. O jovem diz que o compost além de oferecer uma estrutura excelente de bem-estar para os animais, também vai permitir muitos estudos e pesquisas para os alunos. Por exemplo, a possibilidade de realizar experimentos relacionados ao enriquecimento ambiental, que é utilizado em muitas propriedades e poder comprovar com dados os benefícios que trazem aos animais.

“Já no Conavet, nós estamos trabalhando com a parte de assistência veterinária na fazenda. Com o auxílio dos nossos professores orientadores, conseguimos bater grandes metas dentro do setor de leite, e o compost veio como uma nova meta, para poder oferecer resultados mais promissores que já entregamos até agora”, afirma o estudante.

Alunos representaram a Empresa Júnior do dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia

O professor Adriano Pirtouscheg convida a todos para comparecer na inauguração do galpão no próximo dia 12 de setembro. A sessão comemorativa está programada para ocorrer no anfiteatro do Campus Glória - Auditório 1BCG, no horário de 9h às 11h. Saiba mais sobre o evento AQUI.

Palavras-chave: Fazenda Glória UFU Compost Barn MEDICINA VETERINÁRIA ZOOTECNIA