Educação Financeira

Inscrições abertas para a V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

Estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico podem participar; prazo encerra dia 25 de agosto

Publicado em 08/08/2023 às 12:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A educação financeira tem se revelado uma ferramenta essencial na formação dos jovens. Saber como administrar recursos, planejar despesas e entender os princípios básicos da economia é uma habilidade valiosa em qualquer fase da vida. Nesse contexto, a V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira visa incentivar os jovens a se envolverem ativamente com a temática e se prepararem para os desafios financeiros da vida adulta.

Podem participar da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) alunos de escolas públicas e privadas, abrangendo os seguintes níveis:

• 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I;
  • 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I;
  • 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II;
  • 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II;
  • 1º ao 3º anos do Ensino Médio e 4º ano técnico.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na escola em que o estudante está matriculado. Os candidatos devem informar dados de cadastro previstos no edital para garantir participação. O período para realizar o procedimento se estende de 2 a 25 de agosto.

Fases da Seleção

Os candidatos realizarão provas objetivas, de múltipla escolha, em formato eletrônico. A seleção é composta por três fases, conforme o cronograma abaixo:

1ª Fase:

• 10 questões de múltipla escolha;
  • Duração de 1h30;
  • Realização de 11/09/2023 a 15/09/2023.

2ª Fase:

• 15 questões de múltipla escolha;
  • Duração de 1h30;
  • Realização em 05/10/2023.

3ª Fase:

• 20 questões de múltipla escolha;
  • Duração de 2h;
  • Realização em 28/10/2023, das 9h às 11h.

Resultados

Os resultados serão progressivamente divulgados. No dia 22 de setembro, será disponibilizada a lista de candidatos aptos para a segunda fase. Já em 16 de outubro a lista dos medalhistas estaduais será anunciada. Finalmente, em 17/11/2023, os medalhistas nacionais serão conhecidos.

Além do reconhecimento, os vencedores receberão medalhas nas categorias ouro, prata e bronze. Medalhistas de níveis 4 e 5 serão agraciados com um curso de educação financeira.

A OBEF é organizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e diversas instituições educacionais brasileiras. O projeto visa disseminar a educação financeira entre jovens estudantes da educação básica e dos ensinos médio e técnico.

Para mais informações, acesse o site oficial da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira.

Palavras-chave: Educação Financeira OLIMPÍADA