Publicado em 06/08/2023 às 12:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04
Na primeira semana do semestre 2023/1, Proae promoveu ações de esclarecimentos sobre a assistência estudantil
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), vem se destacando na promoção da igualdade de oportunidades e inclusão social. Além de oferecer benefícios sociais, a assistência estudantil atua de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, concretizando-se por meio de programas e projetos em diversas áreas de atuação. Na nossa WebSérie “Tô na UFU… E agora?”, que está sendo publicada no perfil da UFU no Instagram, apresentamos a assistência estudantil para além dos auxílios.
As ações para assistência estudantil da UFU estão sob responsabilidade de duas diretorias: a Diretoria de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil (Dires) — composta pelas divisões de Assistência e Orientação Social (Diase), Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae) e Moradia Estudantil (Divme) — e a Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (Dirve) — composta pelas divisões de Saúde (Disau), de Restaurantes Universitários (Divru) e de Esporte e Lazer (Diesu).
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) abrange áreas de atuação que visam atender às necessidades dos estudantes em áreas como assistência à saúde, apoio pedagógico, cultura, inclusão digital, creche, esporte, transporte, moradia estudantil, alimentação, acesso, participação e aprendizagem dos estudantes.
Na área de assistência à saúde, são oferecidos serviços como orientações, acolhimentos psicológicos, grupos terapêuticos e diversas ações psicoeducativas. Destaque para o Projeto Proteger-se, que visa fornecer um ambiente de acolhimento e escuta para a comunidade UFU, por meio de atendimento terapêutico on-line.
No apoio pedagógico, são oferecidos atendimentos individuais e em grupo aos estudantes que enfrentam dificuldades nos processos de aprendizagem e condições de risco acadêmico. Destaca-se, também, o Projeto IgualUFU. Ele foi criado em 2020, com o objetivo de transformar a vida acadêmica de graduandos cotistas pretos, pardos e indígenas (PPI).
Há, ainda, o desenvolvimento de ações artísticas e culturais, fortalecendo a cultura integrada ao ensino, pesquisa e extensão. Essas atividades têm como objetivo ampliar a atuação da universidade pública, contribuindo para as transformações sociais e o fortalecimento da cidadania. Além disso, o programa busca viabilizar a igualdade de oportunidades, a partir de diversas atividades culturais.
Nesse sentido, destacam-se eventos como o "Mês da Igualdade + Equidade" (diversidade étnico-racial), o "Mês do Respeito" (valorização e proteção das mulheres) e "Maio da Diversidade" (diversidade sexual e de gênero) — na promoção de ações afirmativas, inclusão social e conhecimento, objetivando a criação de um ambiente inclusivo e de respeito em toda a comunidade universitária. Essas e outras atividades estão disponíveis no calendário temático 2023.
Com a assistência estudantil, além dos auxílios financeiros, a UFU reafirma seu compromisso em promover a igualdade de oportunidades e inclusão social, proporcionando um ambiente universitário que valoriza a diversidade e oferece suporte integral aos estudantes. Acesse o site da Proae para ficar por dentro de tudo.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Websérie; #TônaUFU; #TônaUFUeAgora; Semana de Acolhimento; Auxílios; Proae
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS