UFU contra o tabagismo

Na semana marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8), confira as ações da universidade para auxiliar no abandono do vício e conscientizar estudantes e servidores

Publicado em 29/08/2023 às 09:13 - Atualizado em 04/09/2023 às 08:42

'Dia Nacional de Combate ao Fumo'. (Imagem: Pixabay)

Ocorre, nesta terça-feira (29), o "Dia Nacional de Combate ao Fumo", que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população acerca dos riscos à saúde causados pelo hábito de fumar. O tabagismo, doença classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a dependência de nicotina e em produtos à base de tabaco, mata, no Brasil, 161.853 pessoas por ano, cerca de 13% do total de óbitos no país, segundo dados de 2020 do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Além de impactar os fumantes, a fumaça dos cigarros afeta também aqueles que convivem com os usuários, os chamados “fumantes passivos”. Essa exposição à fumaça está ligada diretamente com o desenvolvimento de diversas doenças, como as relacionadas ao sistema respiratório, cardiovasculares, variadas formas de câncer, entre outras. Segundo o Inca, estima-se que o tabagismo aumenta as chances de óbito decorrentes de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (como bronquite crônica e enfisema) em 12 a 13 vezes.

Para auxiliar servidores, funcionários e estudantes a pararem de fumar, o Setor de Atenção à Dependência Química/Oficina da Vida (Sadeq/Progep/UFU) promove ações principalmente para prevenção e assistência a indivíduos que buscam ajuda para largar o hábito de fumar. Além disso, o setor também possui atendimento ambulatorial, com um ambulatório geral, e um direcionado para o atendimento de fumantes.

E é possível parar de fumar por conta própria. Segundo o Inca, há duas formas: a parada imediata e a gradual. A primeira, se trata de abandonar o fumo em uma data estabelecida, sendo a mais recomendada pelo instituto; já a segunda forma, pode ser realizada de duas maneiras: diminuindo o número de cigarros por dia e também adiando o primeiro cigarro do dia. Na parada gradual, não devem ser gastas mais do que duas semanas no processo.

Servidores e estudantes da UFU que desejem abandonar este vício podem ligar para o Sadeq e agendar uma triagem, no telefone (34) 3225-8079. Para mais informações, acesse: www.progep.ufu.br/unidade/setor/setor-de-atencao-em-dependencia-quimica-oficina-da-vida.

Palavras-chave: Dia nacional do combate ao fumo