Universidade realiza cerimônias de formatura nos campi fora de sede

Solenidades aconteceram em Monte Carmelo, Patos de Minas e Ituiutaba

Publicado em 29/08/2023 às 21:07 - Atualizado em 30/08/2023 às 11:17

(Fotos: Milton Santos)

Gratuita e democrática, a colação de grau unificada, referente ao semestre 2022/2, aconteceu, no mês de agosto, nas cidades em que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem seus campi fora de sede. São elas: Patos de Minas (22/8), Monte Carmelo (23/8) e Ituiutaba (24/8).

Ao todo, mais de 100 formandos dos cursos oferecidos nesses municípios celebraram o término da graduação acadêmica na UFU. No Campus Patos de Minas foram os estudantes dos cursos de Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação a comemorar o fim do ciclo universitário. No Campus Monte Carmelo, os egressos fizeram os cursos de Agronomia, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Florestal, Geologia e Sistemas de Informação.  No Campus Pontal, festejaram o encerramento da graduação os agora ex-estudantes dos cursos de  Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Química e Serviço Social.

A primeira colação, em Patos de Minas, contou com a participação de 22 formandos, coordenadores, gestores da instituição e da prefeitura da cidade. Na homenagem aos pais, o formado Arthur Henrique Silva destacou a importância dessa cerimônia também para aqueles que acompanharam a jornada dos estudantes, até o momento da formatura, sejam pais, mães, namorados, tios, tias, amigos… Dando apoio, colo, conforto e palavras de incentivo.

Na segunda colação, que aconteceu em Monte Carmelo, o vice-reitor Carlos Henrique Martins ponderou sobre a importância da universidade pública, gratuita e de qualidade; sobre os obstáculos que as universidades públicas no Brasil enfrentam: seja a crise orçamentária, momentos de pandemia, descrédito na ciência. “Mas, mesmo com todos os agravos, a Universidade Federal de Uberlândia conseguiu, nesse ano de 2023, conquistar nota 5 no Inep”, destacou Martins.

Em Ituiutaba, na terceira e última colação dos campi fora de sede, a celebração começou às 19h. O tema covid-19 também foi recorrente neste evento, juntamente com discurso sobre a importância do apoio dos profissionais e agentes públicos envolvidos na trajetória acadêmica proferidos quando da homenagem aos professores e técnicos administrativos. A formanda Greice Riza, do curso de Administração, relatou sua experiência: “A UFU me proporcionou uma excelente oportunidade, mesmo com a pandemia que nós passamos, eu ainda pude aprender. Tenho muito a agradecer aos meus professores e à minha coordenadora de curso, Jussara, que me apoiou e foi minha orientadora de TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] e a todos os colegas. Foi uma experiência muito interessante e gratificante passar por uma universidade federal que era um sonho para mim. Então, hoje, este diploma vem com um gostinho de muita felicidade.”

Finalizando a semana de formatura da instituição, referente ao semestre 2022/2, acontecem as colações dos cursos oferecidos nos campi de Uberlândia e dos cursos EaD no dia 26/8, em três horários: 9h, 15h e 19h30.

Palavras-chave: colação de grau ufu 2022/2 formatura ufu 2022/2 graduação ufu 2022