Divulgação Científica

Comunica Ciência UFU agora tem canal no WhatsApp

Iniciativa busca ampliar os trabalhos feitos pela Divisão de Divulgação Científica da UFU

Publicado em 28/09/2023 às 12:50 - Atualizado em 05/10/2023 às 09:07

Setor já tinha canal no Telegram que agora migra para o WhatsApp (Foto: Diélen Borges)

O aplicativo de comunicação WhatsApp foi lançado em novembro de 2009 e, em apenas quatro anos, atingiu a marca de 200 milhões de usuários ativos mensais. De acordo com uma pesquisa feita pela We Are Social, agência estadunidense que analisa as tendências digitais, a rede social é a mais usada no Brasil, com cerca de 169 milhões de usuários, ou seja, 93,4% dos usuários de internet brasileiros.

Neste mês, o WhatsApp anunciou o lançamento da funcionalidade de criação de canais. De acordo com a própria empresa, "é uma forma simples, confiável e privada de receber atualizações importantes de pessoas e organizações". Diferente dos grupos convencionais, os canais não exibem os seguidores e apenas os administradores conseguem enviar os conteúdos. Desse modo, eles se tornam um novo modo de continuar o trabalho das newsletters e tem atraído diversos segmentos e veículos de comunicação.

Em 2021, a Divisão de Divulgação Científica da UFU, responsável pela editoria Comunica Ciência do portal Comunica UFU e pelo podcast Ciência ao Pé do Ouvido, criou um canal no Telegram, aplicativo semelhante ao WhatsApp. Devido ao maior alcance deste, a divisão migrou seu canal, encerrando a atuação no Telegram.

O objetivo é atingir mais pessoas, dentro e fora da universidade, e promover ainda mais a divulgação científica. Por meio do canal, são difundidos os trabalhos envolvendo a Ciência da UFU, como notícias, reportagens, eventos e podcast.

De acordo com a jornalista Diélen Borges, a ferramenta é mais uma forma de promover os trabalhos feitos na universidade: “Na Divisão de Divulgação Científica da UFU estamos constantemente buscando formas de disseminar a informação para o público interno e, principalmente, externo à universidade, por meio de ferramentas que permitam que cientistas, divulgadores e sociedade em geral comentem e debatam sobre ciência, e o canal no WhatsApp oferece essas possibilidades”.

Se você quer receber todas as notícias de divulgação científica e ficar sempre informado, basta se inscrever no canal por aqui ou buscar no aplicativo pelo nome: Comunica Ciência UFU.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Whatsapp Divisão de Divulgação Científica Divulgação Científica canal