Educação por meio da tecnologia: conheça o projeto EducaGame

Atividade desenvolvida pela UFU no Campus Monte Carmelo concilia o ensino de programação à ludicidade dos jogos

Publicado em 15/09/2023 às 12:24 - Atualizado em 18/09/2023 às 11:52

Momento de entrega de camisetas para alunos e apoiadores do projeto EducaGame. (Foto: Nasser Pena)

Transformar a vida de crianças e adolescentes por meio das tecnologias de criação de jogos educativos é a proposta central do projeto de extensão EducaGame, promovido pela comunidade extensionista do curso de Sistemas de Informação (SI), oferecido no Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nessa quinta-feira, 14/9, a coordenação da ação fez a distribuição de camisetas do projeto para todos alunos e colaboradores bolsistas, voluntários e patrocinadores.

Apoiado pelo Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade (Peic) deste ano, o EducaGame tem o objetivo de estimular e desenvolver o comprometimento com o estudo, o raciocínio lógico e matemático, o entendimento dos conceitos de causa e consequência, o encadeamento de ideias e o saber tecnológico dos jovens dos ensinos fundamental e médio da cidade de Monte Carmelo, por meio de cursos gratuitos de desenvolvimento de jogos digitais.

Para o coordenador do projeto e professor do curso de SI de Monte Carmelo, Adriano Rocha, inserir os jovens no mundo da tecnologia de uma forma divertida, a partir da criação de jogos digitais e educacionais, é fundamental: “Hoje, temos cerca de 30 jovens dos ensinos fundamental e médio aprimorando suas habilidades, principalmente na área da programação, campo de atuação profissional muito importante na atualidade.”

Além do coordenador, ainda fazem parte do projeto monitores, graduandos em SI pela UFU Monte Carmelo, que colaboram para o processo formativo. O bolsista de extensão Guilherme Bou é um deles. “Participar do EducaGame, além de ser importante para a minha formação acadêmica, com as habilidades de comunicação com as crianças e metodologias de didática, também colabora com a formação dos alunos participantes, que, por meio da programação nos laboratórios, trabalham conteúdos das suas disciplinas curriculares”, comentou Guilherme.

Com a colaboração da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e de patrocinadores locais, o projeto confeccionou e distribuiu camisetas do programa em uma cerimônia com a participação de alunos, pais e mães, professores, voluntários, da administração da UFU e da mídia local carmelitana. Durante a entrega, a diretora de Extensão da UFU, Valéria Rodrigues, ressaltou a importância desse momento de união da comunidade universitária junto à comunidade externa, representando o espírito da Extensão: “A Extensão é isso, a conexão dos alunos da UFU com os professores, os técnicos administrativos, a comunidade externa e, a partir disso, a gente trabalha a formação integral de todos os envolvidos.”

O EducaGame é apenas um dos projetos voltados à tecnologia e programação ofertados pela UFU no Campus Monte Carmelo. Ainda existem projetos destinados a essa formação promovidos pelo Programa Institucional de Extensão Jovens Programadores, para estudantes de diversas idades.

Mais informações acerca dessas ações podem ser encontradas no site do programa.