Publicado em 14/09/2023 às 12:11 - Atualizado em 18/09/2023 às 11:53
A antologia "Contra Naturam" são textos medievais escritos entre os séculos XII e XIII na Europa, que tratam tanto da proibição quanto da possibilidade de relações homoeróticas no Ocidente. Essa antologia seleciona textos de predicadores (o mesmo que sermonistas, referente a sermão), poetas e prosadores sobre o homoerotismo e a maior parte desses textos não foi traduzida em Português até os dias de hoje.
No entanto, na literatura brasileira, cenas homoeróticas são protagonizadas desde o Século XVIII, por exemplo, no livro "O Cortiço", de Aluísio Azevedo e publicado em 1890. “- Vem cá, minha flor!... disse-lhe, puxando-a contra si e deixando-se cair sobre um divã. Sabes? Eu te quero cada vez mais!... Estou louca por ti!” – Léonie se declara a Pombinha.
Assim como esse exemplo, ainda existem outros textos que não estão acessíveis para o público brasileiro. Pensando nisso, os professores Júlia Batista Castilho Avellar, Daniel Padilha Pacheco da Costa, Frederico Souza e Silva, Leandro Albuquerque de Freitas, Ivan Marcos Ribeiro e Fábio Figueiredo Camargo, do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU), atuaram em suas respectivas áreas – Francês, Tradução e Latim – a fim de produzir o livro "Contra Naturam".
“Organizar essa equipe, que trabalhou muito durante a pandemia, foi um trabalho muito produtivo. O que nos faz entregar uma pesquisa importante para reduzir o preconceito e, ao mesmo tempo, colocar esses textos em circulação para o público contemporâneo”, afirma o professor Camargo, que faz parte do Grupo de Pesquisa sobre Mídias, Literatura e Outras Artes.
A cerimônia de lançamento acontece no próximo dia 16 (sábado), às 14h, na Livraria Plural (Av. Afrânio Rodrigues da Cunha, 121 - Tabajaras). O material tem sátiras, declarações de amor e predicação (ou pregação). São textos de nomes como Dante Alighieri, Geoffrey Chaucer, Santo Agostinho, Hildegarda de Bingen, Gilberto de Nogent e Pedro Damián.
Para quem se interessa pela leitura, o livro será disponibilizado em formato impresso, com edição do designer Antonio Kvalo, e apoio da editora O Sexo da Palavra, que trabalha com a circulação de textos aos quais o público contemporâneo não tem fácil acesso.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: lançamento de livro ILEEL Contra Naturam
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS