Publicado em 21/09/2023 às 09:04 - Atualizado em 27/09/2023 às 13:58
Daniel Pasquini, docente do Instituto de Química e dos programas de pós-graduação em Química e em Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresentou, no dia 29 de agosto, em Estocolmo, seu trabalho intitulado “Compósitos à base de nanofibras de celulose para aplicação como dispositivos eletrônicos e para tratamento de água”, no 55º Congreso de Materiais Avançados.
Na pesquisa, Pasquini, cita que o uso de nanofibras de celulose de origem vegetal (CNF) — materiais derivados de plantas, como sobras de madeira, bagaço de cana e outros vegetais — para a fabricação de materiais sustentáveis, é uma solução verde em áreas como indústria eletrônica e tratamento da água.
Mais que um material provindo de fontes renováveis, a nanocelulose contém propriedades únicas, como a dimensão em nanoescala, morfologia única, maior resistência mecânica e térmica e baixa densidade. No estudo, a CNF proporciona ligações de hidrogênio suficientes entre as nanofibras, resultando em propriedades mecânicas superiores, de maneira que os compósitos — composto por dois ou mais materiais — podem ser produzidos na forma de filmes fortes e flexíveis usando uma mistura de CNF como matriz e outros componentes.
Pelo seu trabalho, Daniel recebeu da International Association for Advanced Materials (IAAM), a Medalha de Cientista IAAM, por sua contribuição na área de “Nanomateriais e Nanotecnologia". A IAAM é uma instituição de pesquisa científica sem fins lucrativos, que atua na área de materiais avançados. Para incentivar e estimular os pesquisadores, a organização realiza a premiação e reconhecimento de trabalhos que colaborem para o enriquecimento da Pesquisa e Inovação em Materiais.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: nanomateriais nanotecnologia Ciência Química
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS