Economia

Relatório do Cepes aponta queda no valor da Cesta Básica de Alimentos na cidade de Uberlândia

O levantamento do mês de agosto mostra redução de: -2,23%

Publicado em 27/09/2023 às 12:41 - Atualizado em 02/10/2023 às 11:55

Batata foi um dos alimentos que baratearam no último mês. Imagem: Freepik

O Centro de Estudo, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (Ieri/UFU), divulgou na última sexta-feira, 22/9, o boletim do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de Uberlândia (MG), referente ao mês de agosto de 2023.

Segundo os dados do relatório, a variação do IPC de agosto neste ano foi de - 0,23%, apontando uma queda em relação ao mês anterior, que fechou em 0,45%. Quatro grupos fecharam em queda no mês de agosto, foram eles: "Alimentação e bebidas"  (variação de -0,91% e impacto de -0,22 p.p*); "Habitação” (-1,14 % e impacto de -0,18 ponto percentual (p.p); Comunicação (variação de -3,18% e impacto de -0,17 p.p.) e Despesas pessoais (variação de -1,22% e impacto de -0,10 p.p,).

A imagem consiste em uma tabela aonde aponta as variações de preços dos grupos que compõem o Índice de Preços ao Consumidor.

Já em relação a variação acumulada do IPC do ano 2023, em Uberlândia, vale ressaltar que até o momento foi  de 2,36%.

Imagem apresenta a variação do Índice de Preços ao Consumidor de agosto de 2006 a agosto de 2023

Cesta Básica de Alimentos

Também foi divulgado o Boletim da Cesta Básica de Alimentos (CBA). Segundo o estudo, o gasto mensal da CBA ,na cidade de Uberlândia, no mês de agosto, foi de R$ 612,77, apresentando uma queda de 2,23% em relação ao mês anterior, que foi de R$ 626,74. Levando em consideração janeiro a agosto de 2023, a CBA apresentou até o momento uma queda de 10,99%.

A imagem consiste em mostrar a variação dos preços das Cestas Básicas de Alimentos na cidade de Uberlândia

Segundo o boletim, nove bens apresentaram diminuição de preços no mês de agosto, dentre elas a batata, com diminuição de -18,64%; o feijão com -4,51% e a banana com -3,94%. Já em relação aos produtos que tiveram aumento nos preços, o arroz e o café compõem a lista, tendo o primeiro crescimento de 2,22% e o segundo 1,63%, respectivamente.

O IPC-Cepes é uma publicação mensal que tem como objetivo acompanhar a variação de preços de conjuntos de bens e serviços consumidos pela população da cidade de Uberlândia.

>>> Acesse os boletins:

*Ponto percentual