Visita

‘Me inspira muito essa vinda aqui'

Diretoria de Comunicação Social da UFU recebe equipe de comunicação da Universidade Federal de Catalão para troca de experiências

Publicado em 17/10/2023 às 16:47 - Atualizado em 23/10/2023 às 10:42

Representantes da Universidade Federal de Catalão conhecem as instalações da Dirco. (Foto: Milton Santos)

Na manhã do dia 10 de outubro, terça-feira, a equipe da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) recebeu a visita de três servidores da Universidade Federal de Catalão (Ufcat). Alaor Rodovalho, mestre de cerimônias; Fábio Gaio, jornalista; e Welliton dos Reis, coordenador de comunicação social; que compõem a coordenação de comunicação da Ufcat, instituição de ensino superior criada em março de 2018, após desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com a nova missão de melhorar o sistema de comunicação interno e externo da Ufcat, e implementar novos produtos, por ideia do cerimonialista Alaor Rodovalho, a equipe de comunicação de Catalão resolveu conhecer alguns outros setores de comunicação das universidades federais, começando pela UFU. “Para nós tem sido uma satisfação enorme ter sido acolhido por vocês, com tanta realização boa que vocês já tem feito, principalmente nesses dois últimos anos, com a política de comunicação consolidada. Isso serve de inspiração para todas as faculdades que estão começando, principalmente a Ufcat, que está praticamente dando os primeiros passos. Então, a gente contar com vocês com essa cooperação, com essa parceria, é um grande presente”, afirma o cerimonialista.

O trio teve a oportunidade de conhecer a equipe e o funcionamento de todas as divisões da nossa diretoria - Administrativa; Divulgação Científica; Divulgação Institucional e Atendimento à Imprensa, Design e Publicidade e o Setor de Recepção e Organização de Eventos -, além da origem e processo de produção dos nossos principais produtos, como o portal Comunica UFU, o Instagram @UFU_Oficial e os podcasts Ciência ao pé do ouvido” e “Hoje na UFU”.

Dentre tudo que viram, o Projeto Guarda-Chuva e a aba “Leia Cientistas”, no nosso portal, são dois mecanismos da Dirco/UFU com os quais eles se encantaram e dizem acreditar que possam ser aplicados na Ufcat. O primeiro, projeto guarda-chuva, diz respeito em ter um “agente de comunicação” em vários departamentos da universidade, que no caso da UFU, temos alguns estagiários de jornalismo e design em algumas diretorias que auxiliam na produção de conteúdo e comunicação interna e externa.

Já o segundo, a aba “Leia cientistas”, é um espaço no portal Comunica UFU onde os pesquisadores da nossa universidade podem enviar um resumo sobre a sua pesquisa, de forma simples e objetiva, para ser publicado na página da universidade, após revisão e adaptação jornalística feita pela nossa equipe de comunicação. “É um produto que a gente já tinha uma ideia semelhante lá [na Ufcat] para poder fazer essa comunicação pública de ciência. Com a apresentação que a gente ouviu aqui, é algo que a gente vê que para nós lá já teremos perna para poder fazer algo semelhante e, com certeza, vamos contar com a expertise de vocês que já tem isso consolidado”, afirma Welliton

Além de se inspirarem em vários dos nossos produtos, nossos vizinhos de Ifes também se encantaram com a nossa equipe de comunicação, a começar pelo trabalho da diretora de comunicação da Dirco, Renata Neiva. “Eu acho que o maior legado que uma gestora pode passar é essa vontade de trabalhar e a gente percebeu no grupo de vocês esse brilho nos olhos, né, a vontade de trabalhar. Isso aí é que move e que bota tudo para funcionar”, pontua Alaor.

Outro que também se sentiu muito inspirado com a equipe Dirco foi Fábio Gaio que afirmou ter sido renovado em ideias com a visita à UFU. “Me inspira muito essa vinda aqui [na UFU]. É porque, assim, quando você está na universidade há um certo tempo, igual eu, vai chegando o momento que você vai meio perdendo energia e quando você vai num ambiente diferente, que você vê as coisas funcionando, pelo menos a gente tem essa impressão que as coisas funcionam de uma forma bem harmônica, bem feita, assim como o Alaor falou, uma equipe motivada… isso aí é acho que é 50% ou mais, talvez, do trabalho. Então, se eu pudesse definir uma palavra [para essa visita] foi inspiradora, no sentido daquilo que eu posso sair daqui chegar em Catalão e falar: opa, isso aqui eu quero fazer! Isso aqui eu vi na UFU! Deu certo! Eu quero fazer aqui também! Então, para mim, foi bem inspirador mesmo”, conclui o jornalista.