Publicado em 09/11/2023 às 09:23 - Atualizado em 15/12/2023 às 18:34
Fundado em 2015, o Coletivo Acolhidas é um projeto de extensão vinculado ao Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem como objetivo ofertar um espaço seguro e confortável para pessoas que se identificam com o gênero feminino e sofreram violência física ou psicológica. O grupo foi criado após mulheres do curso de Direito se sentirem sensibilizadas a ajudar e apoiar outras mulheres que, de alguma forma, se sentiram violentadas.
O coletivo é formado por estudantes e profissionais da instituição e tem o atendimento voltado para pessoas do gênero feminio que integram o quadro da UFU, sejam elas discentes, docentes, servidoras ou terceirizadas. Essas mulheres podem procurar o Acolhidas, mesmo que a violência não tenha ocorrido dentro da universidade. É oferecido atendimento psicológico e acionado o atendimento jurídico, caso a vítima opte por fazer a denúncia dentro da instituição ou no Ministério Público.
“Nós estamos ali à disposição. Se essa vítima quiser fazer um exame, nós vamos acompanhá-la. Se ela quiser só conversar mesmo, nós vamos estar ali para fazer ela se sentir mais segura. Se ela quiser entrar em contato com a nossa psicóloga, nós podemos fazer esse contato. E não é um contato breve; é um contato pelo tempo que for necessário”, explica Maria Eduarda Maciel, estudante de Direito e coordenadora discente do Acolhidas. Ela também ressalta a necessidade de que a vítima reúna provas contra o autor, se preferir seguir judicialmente com o caso. Quanto ao sigilo do coletivo, é garantido durante e depois de todo o processo.
O Acolhidas é subdividido em quatro núcleos, sendo eles: o Núcleo de Extensão e Projetos, responsável por propor eventos, campanhas e palestras que disseminem a luta pela igualdade de gênero e contra a violência às mulheres na universidade; o Núcleo de Atendimento, encarregado de oferecer amparo às pessoas que buscam a ajuda do coletivo; o Núcleo de Expansão e Qualidade, que atua na frente de expansão, visando à parceria com grupos existentes na universidade, e na frente de qualidade, conciliando objetivos, metas internas e pessoais do projeto; e o Núcleo de Marketing, que tem a função de planejar, criar e desenvolver formas de propagar informações que são de interesse do coletivo e do seu público-alvo.
O contato com os núcleos e as denúncias podem ser feitos pelo chat do Instagram do coletivo — principal canal de informação —, pelo e-mail acolhidas.ouvidoria@gmail.com e presencialmente no Esajup, localizado no Bloco 5V do Campus Santa Mônica.
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Palavras-chave: acolhidas atividade de extensão violência contra a mulher
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