Meio Ambiente

Estudantes da UFU lançam agência de jornalismo de dados ambientais em projeto experimental

A Oiti se dedica a promover o jornalismo hiperlocal, por meio de newsletter e reportagens

Publicado em 03/11/2023 às 11:14 - Atualizado em 10/11/2023 às 08:04

O nome Oiti foi escolhido em referência a uma árvore nativa do Cerrado, considerando que 98% do território uberlandense é composto por este bioma. (Foto: Marco Cavalcanti)

Diante dos desafios ambientais enfrentados no presente século, como aquecimento global, crise hídrica, desmatamento e outros, estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresentam a Oiti, uma organização com foco na cobertura de pautas sobre o meio ambiente relacionadas a Uberlândia e seu entorno.

A iniciativa nasceu como produto da disciplina Projeto Experimental, sob a orientação da professora Mirna Tonus e co-orientação dos docentes Ana Paula Teixeira, João Damasio da Silva Neto e Nuno Manna. Jornalistas em formação, Beatriz Cintra, Beatriz Nascimento, Kamila Santos, Lauryn Fonseca, Matheus Dias e Victoria Caregnato idealizaram a agência para compartilhar, quinzenalmente, newsletters com pautas embasadas em uma apuração detalhada e dados prontos.

De acordo com Vitória Caregnato, que se dedica ao jornalismo de dados na equipe Oiti, o projeto apresentou resultados positivos antes mesmo da publicação de sua primeira newsletter, no último 4 de outubro. “Com a procura de parcerias e o aumento de inscritos no Observatório Oiti, percebemos que estamos conseguindo notoriedade para o tema ambiental, e isso nos deixa felizes. O que é vivenciado no território local também atinge o global, o que com certeza colabora para a popularidade da Oiti”, relata.

Logo da agência de notícias mostra uma imagem estilizada do mapa de Uberlândia
O logo da Oiti é um mapa estilizado do município de Uberlândia

Participação em eventos

Após a publicação do site do projeto, os fundadores da Oiti ofereceram oficinas nas turmas matutinas do curso de Ciências Biológicas da UFU. Na oportunidade, a equipe compartilhou seus conhecimentos sobre o uso da Lei de Acesso à Informação (LAI), a verificação de dados ambientais em reportagens e o trabalho jornalístico nesses processos.

Para Vitória, a experiência de dividir aspectos da Oiti com discentes de outro curso da UFU motivou a equipe. “Nós nos sentimos lisonjeados de poder compartilhar conhecimento sobre ferramentas que auxiliam tanto jornalistas quanto pesquisadores, estudantes e ativistas da pauta ambiental”, disse.

A imagem mostra estudante de Jornalismo apresentando a agência, por meio de datashow
A Lei de Acesso à Informação (LAI), a verificação de dados ambientais em reportagens e o trabalho jornalístico foram tema de oficina ministrada por integrantes da agência. (Foto: divulgação/Oiti)

Observatório Oiti

Para o cumprimento da disciplina, a equipe da Oiti preparou duas newsletters para publicação na plataforma Observatório Oiti. Para se inscrever e ter acesso gratuito às edições, basta cadastrar o e-mail aqui. Também é possível entrar em contato com a Oiti e firmar parcerias pelo e-mail agenciaoitijor@gmail.com.

Palavras-chave: Agência Jornalismo meio ambiente dados lançamento Ciência