Pular para o conteúdo principal
Ciência

Facom participa da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

O time ‘Pinguins de Madagascar’ foi até Chapecó (SC) para participar do mais antigo concurso de programação

Publicado em 09/11/2023 às 09:37 - Atualizado em 10/11/2023 às 15:01

Na foto (direita para esquerda): Cristiane Belisária, Marcos Belisário, Amauri Pietropaolo, Guilherme Cabral e João Henrique. (Foto: Arquivo pessoal)

 

Entre os dias 19 a 22 de outubro, foi realizada a Final Brasileira da XXVIII Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), etapa oficial do campeonato internacional de programação, o International Collegiate Programming Contest (ICPC). 

A primeira fase foi realizada em setembro, com a participação de 726 times de 181 instituições de ensino superior do Brasil. Destes, 65 times se classificaram para a Final Brasileira. Os alunos que representavam a Faculdade de Computação da Universidade Federal De Uberlândia (Facom/UFU) conquistaram a 18ª posição dentre os 726 times participantes. 

A competição é tradicional no meio da computação. Desde a sua primeira edição, em 1996, o evento tem despertado nos participantes a inovação, criatividade e o trabalho em equipe na busca de novas soluções de software e resolução de problemas sob pressão. O público-alvo são alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc.).

O time "Pinguins de Madagascar" é formado pelos discentes Amauri Pietropaolo Tavares Junior, Guilherme Cabral de Menezes e Marcos Felipe Belisário Costa. O projeto de treinamento é orientado pela discente de mestrado Giullia Rodrigues de Menezes e coordenado pelos professores Luiz Cláudio Theodoro e João Henrique de Souza Pereira. Tanto a competição quanto a cerimônia de premiação foram transmitidas no canal da SBC no YouTube.

Além dos competidores, a Facom também foi representada por Gabriel Ribeiro Bernardi, que é membro da equipe nacional de administração de sistemas da Maratona SBC Mineira de Programação. Este ano, ele foi convidado a fazer parte da organização e atuou operando os sistemas operacionais da final brasileira do campeonato internacional. 

“O desempenho foi espetacular e, assim, ficamos entre os 2,5% melhores times do Brasil!”, afirma o professor Souza. 

O aluno Marcos Belisário começou a programar no primeiro ano do ensino médio, quando estudava na Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia, após alguns alunos da UFU apresentarem um minicurso nesta área. Hoje, prestes a concluir a graduação, comenta que essa é sua última maratona e já sente o gosto de despedida. Experiente em etapas regionais de programação, ele relembra que já participou de outras cinco edições que foram importantes para o seu crescimento pessoal e profissional. 

Além disso, confessa que a sensação após a prova foi um mix de “quase” e também de dever cumprido. "Ficamos em 18° no Brasil, mas tínhamos o objetivo de ficar entre os 15 primeiros e conseguir a vaga na final latino-americana, que irá acontecer no México. Demos o nosso melhor e nos divertimos; isso é o mais importante", comenta Belisário. 



Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Facom maratona de programação Ciência Programação Computação Ciência da Computação sistemas de informação maratona de programação sociedade brasileira de computação

A11y