Programa BRAMEX

UFU publica edital para programa de mobilidade internacional

Inscrições estão disponíveis, até 14 de novembro, para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 10/11/2023 às 09:56 - Atualizado em 16/11/2023 às 09:02

Arte: Lucas Reis

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), juntamente com seu Comitê de Programas de Mobilidade (CPM), divulgou o Edital DRII Nº 17/2023. O processo seletivo é voltado para discentes dos cursos de graduação da UFU aptos a se candidatarem ao programa BRAMEX, com saída no 1º semestre de 2024 (calendário civil).

O BRAMEX é um programa de mobilidade acadêmica que permite que estudantes de graduação de várias áreas do conhecimento estudem em universidades do México e do Brasil. Ele é fruto da parceria entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), ao qual a UFU é associada, e a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior (Anuies).

O programa disponibiliza oportunidades para estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica ou Mecatrônica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica ou Eletrônica, e Engenharia de Telecomunicações. Além disso, discentes dos cursos de Administração, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Relações Internacionais também podem se candidatar neste edital.

Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia interessados em se inscrever precisam estar atentos aos requisitos necessários. O primeiro critério é estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UFU mencionados acima, não sendo permitida a matrícula trancada. Além disso, é imprescindível que o candidato tenha sido credenciado pelo Edital de Credenciamento DRII nº 8/2023. É necessário ter a capacidade de cumprir, no mínimo, um semestre letivo na UFU após o término do período de mobilidade. Na ocasião da inscrição, é essencial ter integralizado de 40% a 80% da carga horária total do curso, incluindo as atividades complementares declaradas em documento. Por fim, é obrigatório possuir proficiência em Espanhol.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 14 de novembro. Durante a realização do procedimento, o candidato deverá, obrigatoriamente, entregar os documentos listados no edital - acesse aqui o tutorial. Em caso de eventuais dúvidas, basta entrar em contato com a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, via e-mail: international@ufu.br.

>>> Contatos e endereço da DRII/UFU

• Telefone: (34) 3291-8969;
  • E-mail: secretaria@dri.ufu.br;
  • Site: www.drii.ufu.br;
  • Endereço: Av. João Naves de Ávila, nº 2121, Bloco 3P, Térreo - Bairro Santa Mônica, Uberlândia (MG), CEP 38400-902.

Palavras-chave: Mobilidade Internacional Relações Internacionais DRII UFU