Publicado em 01/12/2023 às 10:17 - Atualizado em 04/12/2023 às 08:14
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está de luto oficial de três dias, a partir desta sexta-feira, 1º de dezembro. Aposentada no último dia 1º de março - como professora Titular e após completar exatos 43 anos, 8 meses e 13 dias de estudos, pesquisas, orientações, ensinamentos e aprendizados na universidade e em Uberlândia –, Marlene Teresinha de Muno Colesanti faleceu.
Apesar de vinculada ao Instituto de Geografia (IG), a docente foi homenageada, em 12 de maio, com o título de "Mérito Universitário" proposto pela direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD/UFU), mais especificamente por iniciativa dos primeiros colegas de trabalho de Colesanti na UFU, nos anos de 1980, no antigo “CEHAR”, unidade acadêmica comum dos atuais IG e FAUeD. “Estas áreas do conhecimento já pertenceram e se agruparam, no passado, em um único centro – o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CEHAR) –; portanto, as interfaces acadêmicas e administrativas já existiram, oportunizaram e influenciaram as ações e atividades que estão registradas no rico currículo acadêmico/científico da professora Marlene Colesanti”, registrou o autor do parecer aprovado pelo Conselho Universitário (Consun), José Antônio Galo, docente do Instituto de Ciências Biomédicas (Icbim/UFU).
O velório da professora Marlene Colesanti ocorre nesta sexta-feira, das 14 às 20 horas, no mesmo local em que ela recebeu o justo reconhecimento por tantos anos de dedicação e bons serviços prestados à Universidade Federal de Uberlândia, o auditório do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica. O sepultamento será realizado amanhã, sábado, no município de Catanduva (SP).
Notas de pesar
Diretoria Executiva da ADUFU - Seção Sindical: "A (...) gestão 'Florescer nas Lutas' lamenta profundamente o falecimento da professora do Instituto de Geografia (IG) UFU e filiada à ADUFU desde 1980, Marlene de Muno Colesanti. Ela foi Primeira Secretária da ADUFU de 1985 a 1987.
A professora Marlene Colesanti é uma referência no trabalho acadêmico e na atuação política. Sempre esteve presente nas lutas ambientais e posicionou-se firmemente em favor dos marginalizados/as.
Marlene foi professora da graduação e da pós-graduação da UFU, tendo ingressado na recém-federalizada Universidade de Uberlândia, em 1979, atuando como professora de Estudos dos Problemas Brasileiros. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) por dois mandatos (de 1997 a 2004). Foi, ainda, diretora do IG em dois sucessivos mandatos (de 2005 a 2013). Como conselheira no Conselho Universitário (Consun), debateu importantes questões junto à comunidade universitária, colaborando com as políticas universitárias de cultura, de meio ambiente, de ensino e de extensão.
Dialogou, de maneira democrática e respeitosa, com partidos políticos, movimentos sociais, sindicais e estudantis, em defesa da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade.
Expressamos nossas condolências à família, aos amigos e amigas, colegas de trabalho e, especialmente, aos filhos Franco e Renzo e aos netos Davi e Luís.
Professora Marlene Colesanti, presente!
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: luto homenagem Marlene Colesanti
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS