Saúde Animal

Nova onda de calor: saiba como cuidar do seu animal de estimação

Termômetros ficarão de 3ºC a 5ºC acima da média

Publicado em 14/12/2023 às 10:15 - Atualizado em 19/12/2023 às 08:09

Água fresca e sombra são dicas básicas, mas eficazes para amenizar o calor dos animais (Foto: Pixabay)

Uma nova onda de calor está prevista para atingir o Brasil a partir de quinta-feira (14) e pode persistir até o dia 20. Conforme indicado pela Climatempo, empresa brasileira de meteorologia, as temperaturas devem ser de 3ºC a 5ºC mais elevadas do que o comum para esta época do ano em muitas regiões do país, inclusive em Minas Gerais.

Com temperaturas que podem chegar a 40ºC, a duração desse período de calor intenso será mais breve que as anteriores. Ainda sim, é necessário tomar cuidados com a nossa saúde e também com a dos nossos animais de estimação. Matheus Matioli Mantovani, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) dá algumas dicas de cuidados com os pets:

Hidratação

Assim como para os humanos, uma boa hidratação é básica e fundamental para que os animais fiquem bem durante o período de calor excessivo. Água fresca e um recipiente que não esquente muito ajudam na situação. Uma dica de Mantovani é colocar pedras de gelo ao longo do dia, buscando evitar que a água fique quente. Outra dica é umidificar a barriga e patas do animal com água e, se possível, aumentar a frequência dos banhos e de tosa, caso seja de uma raça que tenha excesso de pelos.

Sombra

Tantos os animais quando os recipientes de alimentação devem ficar em ambientes sombreados e ventilados. Desse modo, nada de deixar o animalzinho acorrentado ao sol ou preso em lugares quentes, seja em casa ou no carro. Coleiras também esquentam, então, quanto mais livres, melhor. Atualmente, existem coleiras refrigeradas e coletes de resfriamento que podem ajudar. Outro ponto a se pensar são filtros solares. Mesmo com pelos, os animais também sofrem queimaduras e já existem produtos próprios e certificados no mercado.

Passeios

Nada de fazer a caminhadinha diária em momentos de muito calor. De acordo com Mantovani, essa é a principal causa de internação de animais em períodos quentes. Busque fazer passeios no início da manhã ou à noite, quando o chão não está quente, o que evita também queimaduras nas patas.

Sinais

Por fim, o médico destaca a importância de ficar atento aos sinais e procurar um veterinário caso o animal esteja se sentindo mal. Salivação excessiva, prostração, fraqueza e hipertermia estão entre os sintomas que, se não tratados, podem levar a problemas a longo prazo, como doenças cardíacas e respiratórias.

Palavras-chave: calor onda de calor animais cuidados