Conscientização

Coletivo de estudantes com transtorno do espectro autista da UFU dá início à sua nova temporada de reuniões

Iniciativa busca acolher e ajudar dentro da universidade estudantes diagnosticados ou em processo de diagnóstico do TEA

Publicado em 29/01/2024 às 10:06 - Atualizado em 05/02/2024 às 09:54

Arte: Coletivo TEA UFU

Começam nesta segunda-feira (29), as reuniões em 2024 do coletivo de estudantes diagnosticados ou em processo de diagnóstico com transtorno do espectro autista da Universidade Federal de Uberlândia (Coletivo TEA UFU). O primeiro encontro do ano ocorre às 15h30, na sala 135 do Bloco 1G do Campus Santa Mônica, e tem como temática principal a socialização e os eventos sociais com pessoas autistas. A periodicidade das reuniões ainda será definida pelo coletivo.

O projeto existe desde abril de 2023 e surgiu a partir de uma iniciativa da professora Valéria Asnis, do curso de Pedagogia, do professor Nuno Manna, do curso de Jornalismo, e também do aluno de Jornalismo Paulo Félix, diagnosticado com o transtorno do espectro autista. Inspirado por projetos de outras universidades, Félix propôs a criação do projeto - que realiza sua divulgação em uma página no Instagram.

O principal propósito do coletivo é o acolhimento de pessoas com o transtorno do espectro autista dentro do ensino superior, “É muito bom perceber que eu não estou sozinho e que existem pessoas passando por situações semelhantes à minha na universidade”, comenta o estudante, acrescentando que o coletivo busca também trazer visibilidade para pessoas autistas, auxiliando na luta por seus direitos.

Félix teve seu processo de diagnóstico iniciado em 2022, já com suspeitas por parte de psiquiatra e psicóloga que o acompanhavam. Apenas em novembro daquele ano, ele recebeu a confirmação do diagnóstico. “No começo foi um processo complicado. Muitas coisas foram esclarecidas, mas outras ficaram ainda mais nebulosas. Com o tempo e com ajuda de familiares e amigos, o processo de me aceitar se tornou mais fácil. Ainda estou lidando com o diagnóstico e com os empecilhos do autismo, mas o auxílio do coletivo foi e é fundamental para me ajudar a me compreender”, resume.

Sobre o TEA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza o transtorno do espectro autista (TEA) como diversas condições como determinado grau de comprometimento no comportamento social, comunicação, linguagem, além de interesses restritos e realizados de forma repetitiva.

O TEA costuma ter suas condições percebidas logo nos primeiros cinco anos de vida. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que devam existir cerca de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, sendo que a incidência do transtorno é maior em meninos. Para informar a população e diminuir o preconceito em relação ao transtorno do espectro autista, a ONU criou o Dia Nacional de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista