Publicado em 19/01/2024 às 17:54 - Atualizado em 29/01/2024 às 08:32
“Eu quero que vocês entendam o tamanho desse hospital [HC-UFU], a importância dele. Façam um exercício de imaginação e pensem nessa região sem esse hospital. [...] Terminando esse pedacinho [o novo pronto-socorro] eu nunca mais quero deixar de ouvir o nome do HC-UFU quando se fala de saúde pública na região. Os números que nós temos aqui ninguém tem. Temos um dos maiores hospitais do país”, enfatizou o novo superintendente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), Marcus Vinícius de Pádua Netto, em seu discurso de apresentação.
A solenidade de oficialização de posse de Pádua Netto no cargo aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18, no Anfiteatro do Bloco 8C do Campus Umuarama. A cerimônia contou com a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Junior; do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro; dos deputados federais Dandara Tonantzin e Weliton Prado; e do secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima e Silva.
Marcus Vinícius de Pádua Netto é formado em Medicina pela UFU, fez residência em Clínica Médica e Nefrologia no HC da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, onde também se tornou doutor em Nefrologia. Atualmente, além de assumir o cargo no HC-UFU/Ebserh, ele é professor adjunto do curso de Medicina da UFU e, como especialista em Nefrologia, atua principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, transplante renal, mapa, insuficiência renal crônica e marcadores de rejeição celular aguda.
Em seu discurso de posse, ele compartilhou os dois pedidos que recebeu em reunião com o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e o reitor da UFU, Valder Steffen Junior. O primeiro deles, terminar a obra do hospital, e o segundo, distensionar o hospital. “Meu maior desejo é, uma vez terminadas [as obras do PS], que a gente consiga ampliar e deixar mais claro qual é a função desse hospital. Ele nasceu em 1970, com a função do ensino, de auxiliar a recém-criada [na época] Faculdade de Medicina e Cirurgia de Uberlândia. E é triste quando se questiona que a Ebserh chegou para afastar o ensino. Isso não existe! Uma das bases da Ebserh, tá escrito lá, é o ensino e assistência, e nós precisamos da assistência”, afirmou o novo superintendente.
Valder Steffen Junior, por sua vez, agradeceu publicamente o aceite do superintendente pelo cargo e reforçou o apoio da Reitoria. Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar que, conforme a Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito do cidadão e um dever do estado. Desta forma, tudo que a UFU deseja, por meio da formação acadêmica e atendimentos do Hospital de Clínicas, é atender melhor os pacientes, com mais dignidade, principalmente com as novas instalações do pronto-socorro.
“A UFU é uma universidade pública, gratuita, uma universidade democrática, uma universidade de excelência, uma universidade laica e que tem um enorme compromisso social em toda essa região do Triângulo Mineiro [..]. As universidades federais de Uberlândia têm um compromisso com todo o país. A universidade federal não pertence ao reitor, não pertence ao ministro. Ela pertence ao povo brasileiro e, por isso, ela precisa ser respeitada na sua autonomia e nas suas enormes necessidades para fazer o bem. Quando recursos são cortados, são contingenciados, a gente diminui a nossa capacidade de fazer o bem. E eu acho que a UFU faz muito bem para o nosso país e para a nossa cidade”, concluiu o reitor.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: HC-UFU EBSERH
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS