Pular para o conteúdo principal
Saúde

UFU e Ebserh apresentam o novo superintendente do Hospital de Clínicas

Solenidade de oficialização de posse contou com a presença de representantes da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia, além de funcionários do hospital, docentes, discentes e técnicos da Faculdade de Medicina da UFU

Publicado em 19/01/2024 às 17:54 - Atualizado em 29/01/2024 às 08:32

Fotos: Fabiano Goulart

 

“Eu quero que vocês entendam o tamanho desse hospital [HC-UFU], a importância dele. Façam um exercício de imaginação e pensem nessa região sem esse hospital. [...] Terminando esse pedacinho [o novo pronto-socorro] eu nunca mais quero deixar de ouvir o nome do HC-UFU quando se fala de saúde pública na região. Os números que nós temos aqui ninguém tem. Temos um dos maiores hospitais do país”, enfatizou o novo superintendente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), Marcus Vinícius de Pádua Netto, em seu discurso de apresentação. 

A solenidade de oficialização de posse de Pádua Netto no cargo aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18, no Anfiteatro do Bloco 8C do Campus Umuarama. A cerimônia contou com a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Junior; do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro; dos deputados federais Dandara Tonantzin e Weliton Prado; e do secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima e Silva. 

Marcus Vinícius de Pádua Netto é formado em Medicina pela UFU, fez residência em Clínica Médica e Nefrologia no HC da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, onde também se tornou doutor em Nefrologia. Atualmente, além de assumir o cargo no HC-UFU/Ebserh, ele é professor adjunto do curso de Medicina da UFU e, como especialista em Nefrologia, atua principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, transplante renal, mapa, insuficiência renal crônica e marcadores de rejeição celular aguda. 

 

O novo superintendente discursando
Marcus Vinícius de Pádua Netto também já foi coordenador do curso de Medicina da UFU

 

Em seu discurso de posse, ele compartilhou os dois pedidos que recebeu em reunião com o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e o reitor da UFU, Valder Steffen Junior. O primeiro deles, terminar a obra do hospital, e o segundo, distensionar o hospital. “Meu maior desejo é, uma vez terminadas [as obras do PS], que a gente consiga ampliar e deixar mais claro qual é a função desse hospital. Ele nasceu em 1970, com a função do ensino, de auxiliar a recém-criada [na época] Faculdade de Medicina e Cirurgia de Uberlândia. E é triste quando se questiona que a Ebserh chegou para afastar o ensino. Isso não existe! Uma das bases da Ebserh, escrito lá, é o ensino e assistência, e nós precisamos da assistência”, afirmou o novo superintendente. 

Valder Steffen Junior, por sua vez, agradeceu publicamente o aceite do superintendente pelo cargo e reforçou o apoio da Reitoria. Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar que, conforme a Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito do cidadão e um dever do estado. Desta forma, tudo que a UFU deseja, por meio da formação acadêmica e atendimentos do Hospital de Clínicas, é atender melhor os pacientes, com mais dignidade, principalmente com as novas instalações do pronto-socorro.  

“A UFU é uma universidade pública, gratuita, uma universidade democrática, uma universidade de excelência, uma universidade laica e que tem um enorme compromisso social em toda essa região do Triângulo Mineiro [..]. As universidades federais de Uberlândia têm um compromisso com todo o país. A universidade federal não pertence ao reitor, não pertence ao ministro. Ela pertence ao povo brasileiro e, por isso, ela precisa ser respeitada na sua autonomia e nas suas enormes necessidades para fazer o bem. Quando recursos são cortados, são contingenciados, a gente diminui a nossa capacidade de fazer o bem. E eu acho que a UFU faz muito bem para o nosso país e para a nossa cidade”, concluiu o reitor. 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Palavras-chave: HC-UFU EBSERH

A11y