Pós-graduação

UFU participa do PROFSAÚDE; inscrições para mestrado profissional estão abertas até 19 de fevereiro

Etapas da seleção serão realizadas em Uberlândia

Publicado em 26/01/2024 às 12:25 - Atualizado em 20/02/2024 às 08:56

PROFSAÚDE tem 45 instituições públicas de ensino superior participantes. (Foto: Arquivo PROFSAÚDE / Encontro Nacional em 2023)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) integra o grupo das 45 instituições públicas de ensino superior no Brasil participantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PROFSAÚDE) que oferta vagas para ingresso no mestrado profissional. No edital que está aberto são disponibilizadas 10 vagas para a UFU. O curso é desenvolvido no formato híbrido, com atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e nove encontros presenciais.

Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o programa  é oferecido por meio de uma rede colaborativa, sob a liderança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo central é suprir a demanda por profissionais qualificados em áreas relacionadas à Atenção Primária em Saúde e Gestão em Saúde.

Na UFU, o PROFSAÚDE é  administrado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, da Faculdade de Medicina (PPGSAF-Famed/UFU).

Processo seletivo

No total, são oferecidas 500 vagas, das quais 10 (dez) são direcionadas para a UFU.

Metade destas vagas são específicas para médicos atuantes no Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), tutores(as) do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) e residentes cursando o 2º de residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) em 2023.

Podem participar graduados em Saúde Coletiva e profissionais, com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em áreas relacionadas diretamente à saúde, tais como: assistentes sociais, profissionais de educação física (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões dentistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Inscrições e formato de seleção

As inscrições para participar da seleção do PROFSAÚDE estão abertas até o dia 19 de fevereiro. O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet.

A seleção inclui prova de conhecimentos, análise de currículo e proposta preliminar de trabalho, seguida de uma prova oral.

A avaliação de conhecimentos está agendada para o dia 25 de março. Já a prova oral será realizada em 20 de maio. Os exames serão realizados nas cidades sede das instituições participantes, incluindo Uberlândia.

Mais informações

A duração do PROFSAÚDE varia de 18 a 24 meses, com carga horária total de 975 horas..

Para mais informações, consulte o edital da 5ª edição do PROFSAÚDE, acesse o site oficial do PROFSAÚDE ou contate a secretaria do PPGSAF-Famed/UFU pelo e-mail ppgsaf@famed.ufu.br ou pelo telefone (34) 3225-8604.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: ProfSaúde Pós-graduação Saúde da Família mestrado profissional

A11y

Copyright© Universidade Federal Uberlândia.
Desenvolvido por Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação com o CMS de código aberto Drupal.