Publicado em 08/03/2024 às 17:35 - Atualizado em 14/03/2024 às 09:25
Nesta semana do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as reitoras e vice-reitoras de universidades federais e CEFETs do Brasil, ao mesmo tempo que celebram conquistas históricas, alertam para os inúmeros desafios que ainda enfrentam as mulheres em posições de liderança. Atualmente, temos uma mulher na presidência da Andifes, uma secretária-executiva, uma vice-presidente, 20 reitoras e 36 vice-reitoras à frente de 69 universidades federais e dois CEFETs.
Como mulheres em posição de liderança, somos empáticas, dinâmicas, corajosas, inclusivas e democráticas. Como gestoras e mulheres, muitas vezes enfrentamos o machismo, o preconceito e até mesmo a violência política de gênero. Isso tudo se agudiza quando essa mulher é negra, indígena, LGBTQIAPN+, com deficiência, pobre, idosa e de outros grupos que sofrem preconceito e discriminação.
Sabemos que a presença de mulheres na liderança é fundamental. A diversidade e a multiplicidade de olhares melhoram os resultados na ciência, na educação e na gestão. A Andifes tem um papel de grande relevância para as nossas universidades, demais instituições associadas e para a educação superior do Brasil. Temos convicção de que as nossas universidades federais são essenciais para a construção de um projeto de país autônomo e soberano.
A Andifes vem corajosamente caminhando rumo ao futuro, debatendo temas de forma aprofundada e propondo soluções para o Ensino Superior no país. Que cada vez mais mulheres possam ocupar cargos de liderança, fazendo a diferença para o país, e que essas mulheres possam ser integrantes de grupos cada vez mais diversos, representando verdadeiramente a sociedade brasileira.
Assinam (em ordem alfabética):
Palavras-chave: Carta Andifes reitoras vice-reitoras Dia da Mulher 8 de Março
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS