Pular para o conteúdo principal
curso de formação

Projeto 'Qualificação profissional para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade' ganha abertura oficial

Na ocasião, foram recebidas na UFU as matriculadas no curso de formação inicial e continuada Agente de Desenvolvimento Socioambiental para a aula inaugural; Programação em comemoração ao 'Dia das Mulheres' contou com diversas ações promovidas pelo Cieps

Publicado em 20/03/2024 às 15:05 - Atualizado em 03/04/2024 às 14:13

Coordenadora geral do projeto, professora Sheila Rodrigues de Sousa Porta, apresenta ementa da ação, frente às matriculadas.. (Foto: Milton Santos)

O dia 8 de março, data internacional dedicada às mulheres, ganhou um novo marco neste ano, especificamente, no Espaço do Complexo de Extensão e Cultura Olívia Calábria, localizado no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Entre o período das 9h às 11h, o local foi palco para a abertura oficial do projeto “Qualificação profissional para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade - uma ação do Programa Mulheres Mil”. Na ocasião foram recebidas na UFU, as matriculadas no curso de formação inicial e continuada Agente de Desenvolvimento Socioambiental para a aula inaugural. 

A responsável pela iniciativa é a Escola Técnica de Saúde (Estes), ligada ao Programa Nacional Mulheres Mil – direcionado a mulheres em condições de vulnerabilidade social e econômica. O projeto conta ainda, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), juntamente com o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps). 

As 150 alunas foram divididas em turmas com aulas pela manhã e à tarde, ministradas nas cozinhas comunitárias do bairro Dom Almir e assentamentos Maná e Fidel Castro; no Cieps e no Campus Umuarama. Elas receberão bolsa-formação para ajuda de custo no transporte e lanche no valor de R$ 500,00. O curso tem carga horária de 160 horas, que serão lecionadas em dois meses. As atividades de qualificação se encerram no dia 7 de maio.

“Assim, qualificaremos 150 mulheres como Agentes de Desenvolvimento. Além deste certificado, as participantes também receberão o Certificado de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, conforme a Lei Municipal Nº 13.261, de 5 de novembro de 2019”, explica a coordenadora geral do projeto, professora Sheila Rodrigues de Sousa Porta. 

Maria Aparecida, aluna do curso, e integrante da organização sem fins lucrativos Parceiras do Bem Maná (@parceirasdobem_mana), conta que assim que soube da ação convidou a população e suas voluntárias da cozinha comunitária para participarem. Ela reforça que a importância do curso é receber um certificado, mas também conhecer e entrar na UFU. "Eu acho que a maioria tem um sonho de vir aqui [...] Elas estão muito contentes!", enfatiza.

Ao longo do mesmo dia, o Cieps promoveu outras ações, entre elas, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, foi realizada uma edição especial da Feirinha Solidária da UFU – “Feira de Quintais”. A programação contou ainda, com a roda de conversa “Do meu quintal para a sua mesa”, com mediação da psicóloga Ana Paula de Freitas; roda de conversa sobre o “Dia da Mulher”, com mediação de Cláudia Guerra; e oficina de Reiki com Maria Aparecida Ipês/PSAN. 

 

Sobre o projeto

O objetivo geral do projeto “Qualificação profissional para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade - uma ação do Programa Mulheres Mil” consiste em qualificar, por meio do curso de Formação Inicial e Continuada, 150 mulheres como Agentes de Desenvolvimento Socioambiental com foco em Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional, capacitando-as a atuarem como agentes de mudança em suas comunidades. Além disso, visa promover o desenvolvimento socioambiental e melhorar a qualidade de vida própria e da coletividade.

“Esse ‘foco’ foi pensado considerando que as desigualdades sociais que se entrelaçam à insegurança alimentar possuem especificidades que precisam ser levadas em conta na construção de ações”, enfatiza Porta.

Ainda de acordo com a coordenadora, “busca-se, entre outros fatores, a inclusão social por meio da oferta de uma formação profissional focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho”. 

A proposta contempla uma série de estratégias de promoção da equidade, cooperação e autogestão; adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis; bem como, inclusão social e acesso à educação.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: ESTES Cieps aula inaugural Mulheres Mil Qualificação Profissional formação inicial e continuada

A11y