Campus Pontal

Sinal verde para a criação do curso de Medicina em Ituiutaba

UFU anuncia etapas preliminares visando à elaboração do projeto pedagógico e de implantação; proposta é de 40 vagas por turma, com ingressos semestrais

Publicado em 12/03/2024 às 12:19 - Atualizado em 28/03/2024 às 11:19

Reitor Valder Steffen discursando, ao lado da prefeita Leandra Guedes Ferreira e do vice-reitor, Carlos Henrique Martins. (Fotos: Milton Santos)

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 12 de março de 2024, em Ituiutaba, representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e de entidades municipais deram os primeiros passos para a criação de um curso de Medicina no Campus Pontal.

O encontro contou com a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Junior, e do vice-reitor, Carlos Henrique Martins da Silva, além de representantes da sociedade civil e da prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes Ferreira.

A proposta do curso surge como resposta às necessidades locais de formação médica e ao projeto de expansão de cursos de Medicina promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Durante a reunião, foi enfatizada a importância da colaboração entre a universidade, o município e o governo federal para viabilizar a infraestrutura e os recursos necessários para o curso.

Apoio institucional

"A UFU sempre foi favorável à criação do curso de Medicina no Campus Pontal", afirmou o reitor Valder Steffen, destacando que a viabilidade do curso dependia de alinhamentos políticos e do aval do Ministério da Educação. "Felizmente, tivemos o sinal verde do MEC para trabalhar no projeto e apresentá-lo", destacou.

O vice-reitor é o presidente da Comissão de Criação do Curso de Medicina em Ituiutaba. Durante a audiência, Carlos Henrique Martins da Silva ressaltou que o trabalho já foi iniciado: "É uma comissão ampla que pretende e tem como tarefa apresentar um projeto pedagógico a ser deliberado nos conselhos superiores da universidade."

Suporte municipal e regional

Leandra Guedes Ferreira expressou entusiasmo com o avanço do projeto, considerando-o um marco para a região. "Hoje damos o pontapé inicial para a realização deste sonho para a região", sublinhou a prefeita.

Ela também anunciou que serão criadas sete novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade, essenciais para a prática médica dos futuros estudantes.

Expectativas e contribuições futuras

Com a proposta de oferecer 40 vagas por turma e com ingressos semestrais, o curso de Medicina da UFU no Campus Pontal visa não apenas ampliar a oferta de educação superior de qualidade na área da saúde, mas também atender às crescentes demandas por serviços médicos na região de Ituiutaba.

Para o reitor da UFU, a colaboração entre as entidades municipais, regionais e federais será crucial para o sucesso da implementação, garantindo o apoio necessário para a infraestrutura, equipamentos de saúde e o desenvolvimento curricular do curso.

A expectativa é que o projeto pedagógico, acompanhado do plano de implantação, seja apresentado ao Ministério da Educação até o final deste ano.

Imagem geral do auditório em que foi realizada a reunião; à frente, à direita da mesa e postado de pé, está um homem falando ao microfone
Encontro contou também com a presença de lideranças da sociedade civil e autoridades políticas de Ituiutaba e região

Palavras-chave: Medicina Criação de Curso Campus Pontal