Pular para o conteúdo principal
Cidadania

UFU oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em Patos de Minas

Projeto 'Cidadania e Qualificação' oferece capacitação para pessoas com idades entre 16 e 30 anos

Publicado em 06/03/2024 às 11:21 - Atualizado em 20/03/2024 às 08:51

Patos de Minas recebe dois cursos de capacitação organizados pela UFU. (Foto: Milton Tomaz Franco Junior)

 

Em um mundo em constante mudança, como os jovens de Patos de Minas podem encontrar seu caminho para o sucesso profissional? Qual o papel da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nessa jornada? E mais importante, como um projeto inovador pode ser a chave para desbloquear as portas do mercado de trabalho para esses jovens e desempregados? Com o lançamento dos cursos gratuitos no projeto “Cidadania e Qualificação: Informação e Formação para o trabalho”, a universidade oferece oportunidade de capacitação naquele município.

O projeto oferta dois cursos totalmente gratuitos, focados no desenvolvimento de habilidades profissionais, na cidade de Patos de Minas, e visa promover a inserção e reinserção de jovens e desempregados no mercado de trabalho.

 

Cursos oferecidos e vagas

Os interessados poderão optar entre dois cursos distintos:

  • "Preparatório para Ingresso no Mercado de Trabalho", com 450 vagas disponíveis, e destinado a preparar os participantes para os primeiros passos em sua carreira profissional. As aulas acontecerão pela manhã, de terça a sábado, das 7h às 12h30, com início em 2 de abril;
  • "Curso Básico em Formação em Vendas", oferecendo 50 vagas, focado em desenvolver competências na área de vendas. As aulas serão ministradas no período noturno, das 18h45 às 22h30, de terça a sexta-feira, começando em 9 de abril.

Os cursos têm duração de quatro meses e as aulas serão ministradas por professores da UFU e especialistas nas áreas dos cursos.

 

Como participar

Para se inscrever, os candidatos devem ter entre 16 a 30 anos e residir em Patos de Minas. Um percentual das vagas é reservado para pessoas negras (20%) e para deficientes (5%), e haverá prioridade na seleção para aqueles inscritos no Cadastro Único ou participantes de programas assistenciais, com renda familiar de até um e meio salários mínimos.

As inscrições podem ser realizadas de 7 a 24 de março, de forma presencial nas escolas estaduais Marcolino de Barros, Professora Guiomar de Melo e Abner Afonso, ou por e-mail (ufu.sabex@gmail.com), mediante preenchimento de formulário e documentação de cadastro (acesse aqui) .

 

Mais informações

Para detalhes sobre o processo seletivo e mais informações, acesse o edital completo ou contate a coordenação do projeto por e-mail (ufu.sabex@gmail.com).

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Patos de Miinas mercado de trabalho Capacitação PROEXC

Conteúdo relacionado

A11y