Publicado em 03/04/2024 às 10:01 - Atualizado em 12/04/2024 às 10:07
Entre os dias 26 e 31 de março, aconteceram, em Monte Carmelo, os Jogos Universitários Mineiros (JUMs) 2024. O evento, organizado pela Federação Universitária Mineira de Esportes (Fume), reuniu delegações de universidades de todo o estado que disputaram vagas para a etapa nacional, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participou da competição com duas equipes: Campi Uberlândia e Campi Avançados. Ao todo, a UFU fechou os JUMs com 84 medalhas, distribuídas entre sete modalidades coletivas e quatro individuais.
A edição 2024 dos jogos mineiros contou com disputas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A delegação de Uberlândia só não teve representantes no taekwondo e no xadrez e karatê femininos. Já a dos campi avançados foi composta por equipes masculinas dos quatro esportes coletivos e o futsal feminino, enquanto nas individuais contou com representantes no atletismo, judô e xadrez.
Rumo a Brasília
Os JUBs, etapa nacional da competição universitária, acontecerão em Brasília (DF), entre os dias 8 e 19 de outubro. Será a 72ª edição do evento, contando com a disputa de 32 modalidades: acadêmico, atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, badminton paradesportivo, basquete 3×3, basquete, breaking, cheerleading, Clash Royale, Counter Strike, Free Fire, futebol eletrônico, futmesa, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, League of Legends, natação, natação paradesportiva, saltos ornamentais, skate, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, Valorant, vôlei, wrestling e xadrez.
Destas modalidades, em cinco já estão cravadas que os representantes mineiros serão da UFU. No futebol eletrônico, o estudante de Jornalismo Bernardo Pereira já garantiu a vaga após disputar a etapa estadual da competição de e-Sports, que aconteceu de forma remota entre os dias 16 de novembro e 16 de dezembro do ano passado. Agora, no JUMs 2024, em Monte Carmelo, atletas do atletismo, karatê, natação e vôlei também carimbaram passagem para a edição nacional, com a conquista do ouro.
Já é o segundo ano consecutivo que o vôlei feminino da UFU representará Minas Gerais nos JUBs. A estudante de Educação Física e integrante da equipe Diany Nachelly fez parte da campanha de 2023 e também integra o grupo neste ano. Ela comenta sobre a honra que é poder representar a universidade e o estado numa competição nacional por mais um ano. “A sensação de representar o estado mais uma vez nos JUBs é indescritível. É uma mistura de orgulho, felicidade e responsabilidade. Estou muito animada para mais essa oportunidade de competir em alto nível e representar a UFU da melhor forma possível”, afirma.
A estudante também ressaltou que os JUBs são uma competição com nível sempre muito alto, mas que a UFU conta com a vantagem de ter uma estrutura de treinamento e suporte técnico de qualidade. Quanto aos pontos que o time precisa melhorar, ela acredita que o grupo do vôlei feminino deve investir mais em capacitação técnica e tática, além de fortalecer o trabalho em equipe.
Vale ressaltar que os times da UFU passam por constantes renovações de elenco, por serem equipes universitárias. Deste modo, a cada ano, ou semestre, novas estudantes-atletas chegam e outras se formam. Porém, mesmo tendo essa renovação contínua, o vôlei feminino conseguiu por mais um ano seguido se sagrar a melhor equipe mineira e a Diany credita essa constância no resultado ao trabalho das colegas de elenco. “Sobre a constância, acredito que seja fruto do trabalho em equipe e dedicação das jogadoras, mesmo com renovação anual da equipe. É muito gratificante ver que conseguimos nos manter no cenário nacional do esporte universitário”, finaliza a atleta.
Quadro de medalhas
Os resultados finais das duas equipes da UFU na competição foram (apenas modalidades que pontuaram):
UFU Uberlândia
6 ouros, 10 pratas e 5 bronzes
Feminino
OURO
400m - Joice Oliveira
Salto em distância - Joice Oliveira
PRATA
Arremesso de peso - Kelly Cristina
Lançamento de dardo - Kelly Cristina
Lançamento de disco - Kely Cristina
BRONZE
Arremesso de peso - Giovanna Barros
Lançamento de dardo - Giovanna Barros
Lançamento de disco - Giovanna Barros
Masculino
100m - Ramon Guimarães
200m - Ramon Guimarães
Arremesso de peso - Davi Laboissiere
Salto em distância - Valter Lourenço
100m - Valter Lourenço
400m - Jhordann Assis
800m - Vinícius Vieira
Arremesso de peso - Otávio Nunes
Lançamento de dardo - Caio Morábito
Lançamento de disco - Davi Laboissiere
Rev. 4x400m
5000m - Mateus Braun
Lançamento de disco - Caio Morábito
Feminino: medalha de bronze - 3º lugar
Masculino: medalha de prata - 2º lugar
Feminino: medalha de prata - 2º lugar
Masculino: 4º lugar
Leve (66/73kg) - Henrique Fernandes
Meio-leve (60/66kg) - Luciano Batista
Masculino:
Até 60kg: Davi Santos - medalha de ouro (1º lugar)
Até 75kg: Ruan Neres - medalha de ouro (1º lugar)
Kata: Fernando Filho - medalha de ouro (1º lugar)
28 ouros, 14 pratas e 8 bronzes
50 Borboleta - Camilla Oliveira
100 Borboleta - Camilla Oliveira
400m Livre - Bianca Godoi
200m Livre - Ana Júlia Campos
800m Livre - Beatriz Alves
200 Medley - Camilla Oliveira
400 Medley - Camilla Oliveira
50m Peito - Isabela Lisboa
100m Peito - Isabela Lisboa
200m Peito - Isabela Lisboa
Rev. 4x100m Livre
Rev. 4x200m Livre
Rev. 4x100m Medley
50m Costas - Ana Júlia Campos
100m Costas - Ana Júlia Campos
200m Costas - Ana Júlia Campos
200m Livre - Camilla Oliveira
200m Medley - Isabela Lisboa
50m Peito - Bianca Godoi
50m Borboleta - Beatriz Alves
50m Livre - Fernanda Tavares
50m Borboleta - José Jorge
100m Borboleta - Matheus Costa
200m Borboleta - Matheus Costa
50m Livre - Pablo França
100m Livre - Vitor Thomé
200m Livre - Pedro Augusto
400m Livre - Vitor Thomé
1500m Livre - Pedro Silva
400m Medley - Guilherme Lisboa
50m Peito - Pedro Vianna
100m Peito - José Jorge
200m Peito - Guilherme Lisboa
50m Borboleta - Matheus Costa
50m Costas - Pedro Augusto
100m Livre - Pedro Silva
200m Livre - Vitor Thomé
400m Livre - Pedro Silva
800m Livre - Matheus Costa
200m Medley - José Jorge
100m Peito - Guilherme Lisboa
50m Borboleta - Pablo França
100m Livre - Pedro Augusto
200m Livre - Pablo França
200m Medley - Matheus Costa
50m Peito - Guilherme Lisboa
100m Peito - Pedro Vianna
Feminino: medalha de ouro - 1º lugar
Masculino: medalha de bronze - 3º lugar
UFU Campi Avançado
Leve (66/73kg) masculino: Matheus dos Santos - medalha de prata (2º lugar)
JUMs 2024
Monte Carmelo foi escolhida como cidade sede da edição de 2024 e contou com o apoio da unidade da UFU para a organização do evento, uma vez que a universidade é filiada à Fume. De acordo com o presidente da federação, Wellington Ferreira, responsável pelo evento, 19 delegações se locomoveram para a cidade visando o torneio, totalizando 1.316 atletas inscritos nas diversas modalidades. Todas as disputas aconteceram na cidade, com exceção do tênis de mesa e do atletismo, que foram realizados, respectivamente, no Campus Educação Física da UFU e no Sesi Gravatás - ambos na cidade de Uberlândia.
Por ser anfitriã do evento, vários representantes da UFU participaram da cerimônia de abertura dos JUMs, que aconteceu na noite do dia 26 de março, terça-feira, no Ginásio José Pinheiro, em Monte Carmelo. Estiveram presentes, e discursaram na ocasião, o assessor da Reitoria em Monte Carmelo, José Humberto do Nascimento; a pró-reitora da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari; e o presidente do Diretório Central Estudantil da UFU, Arthur Ferreira.
O assessor da Reitoria falou sobre a importância do evento para a comunidade da universidade em Monte Carmelo. “É o maior evento do desporto universitário de Minas Gerais. Um evento dessa magnitude para Monte Carmelo, para a nossa região, nós nos sentimos prestigiados de poder estar assumindo esse compromisso, essa responsabilidade, de estar sediando os JUMs 2024 em Monte Carmelo”, comentou Nascimento.
Ele também pontuou que a competição trará ganhos para além dos títulos conquistados em quadra. Além dos ganhos com a formação do indivíduo por meio do desporto, ele também citou as conquistas que a cidade e a população universitária e local terão: “Nós estamos associando o esporte à educação. [...] Nós já estamos pensando em formular um acordo de cooperação com a prefeitura municipal, para serem ofertadas condições para que esses estudantes-atletas possam se preparar e possam disputar os jogos em alto nível. Já para a nossa cidade [sediar os JUMs] é formidável, porque vai deixar um legado muito grande. Quadras esportivas, arenas sendo reformadas e piscina semiolímpica pronta para ser utilizada por toda a população."
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Esportes Uberlândia campi avançados Monte Carmelo JUMs
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS