Extensão

Facic e PET Ciências Contábeis preparam mais uma edição do projeto de atendimento gratuito à comunidade sobre declarações do Imposto de Renda

Orientações serão realizadas por professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFU, entre os dias 20 e 31 de maio, nas cidades de Uberlândia, Monte Carmelo e Araguari

Publicado em 25/04/2024 às 12:38 - Atualizado em 15/05/2024 às 16:02

Está em dúvida se precisa declarar o Imposto de Renda? Ou sabe que precisa, mas não tem ideia de por onde começar? O PET Ciências Contábeis pode ajudá-lo(a)!

O Posto de Orientações para a Declaração de Imposto de Renda oferece atendimento gratuito a toda a comunidade, com orientações para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2024 (DIRPF). O projeto tem o intuito de facilitar o acesso dos contribuintes a informações essenciais durante todo o processo de declaração.

Os atendimentos serão oferecidos nas cidades de Uberlândia, Monte Carmelo e Araguari, de 20 a 31 de maio - sendo este o prazo final para envio da declaração à Receita Federal. Confira, abaixo, os locais e horários de atendimentos:

Na imagem, possui um fundo branco e com escritos na cor azul. com informações sobre os horários e atendimento

O Posto de Orientações para a Declaração de Imposto de Renda está sob a coordenação, orientação e supervisão dos professores da Faculdade de Ciências Contábeis (Facic/UFU). O atendimento à comunidade será realizado por alunos do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Contábeis (PET Ciências Contábeis/UFU), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberlândia/Centro.

Uma das professoras envolvidas é Camilla Soueneta Nascimento Nganga, que conta sobre a importância dessa iniciativa: “Ao oferecer orientações especializadas para a elaboração da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, o projeto cumpre um papel importante na disseminação do saber contábil e na promoção da educação financeira entre os cidadãos. Além disso, ao envolver tanto os estudantes quanto os professores (...), o projeto promove a integração entre a universidade e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento local e regional (...). Ao expandir suas atividades para outras cidades, como Araguari, Monte Carmelo, além de outra unidade em Uberlândia, o projeto demonstra sua capacidade de alcançar um público mais amplo e diversificado, ampliando seu impacto e relevância social.”

A Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física consiste em uma medida do governo federal, gerenciada pela Receita Federal, na qual acompanha o patrimônio dos brasileiros e analisa se os contribuintes estão pagando mais ou menos encargos do que o necessário. Dessa maneira, todos os anos, os contribuintes devem prestar contas à Receita, por meio da DIRPF, para informá-la sobre os seus rendimentos durante o ano.

Para mais informações, acesse o Instagram @petcontabeis ou entre em contato pelo telefone (34) 3239-4069 ou e-mail petcontabeis@facic.ufu.br.

Palavras-chave: DIRPF Imposto de Renda PET Contábeis