Pular para o conteúdo principal
Gestão

Conselho Diretor aprova nova prestação de contas da UFU

Documento é referente ao ano de 2023 e cumpre determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), bem como do Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide)

Publicado em 22/05/2024 às 13:27 - Atualizado em 22/05/2024 às 15:30

(Foto: Marco Cavalcanti / Arquivo Portal Comunica UFU)

O Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia (Condir/UFU) aprovou, no último dia 10 de maio, o Relatório de Gestão e Prestação de Contas da instituição, referente ao ano de 2023. 

Contando com 87 páginas de conteúdo, o documento toma por base as determinações do Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE 2022-2027), bem como a Instituição Normativa n° 84, de 22 de abril de 2020 e a Decisão Normativa TCU nº 198, de 23 de março de 2022.

 

Relatório de Gestão

Ao considerar os dados do documento, o reitor Valder Steffen Júnior aponta que os resultados do Relatório de Gestão mostram aumento significativo nos números de graduados pela universidade, quando comparados a anos recentes. “Em termos de resultados institucionais, os dados da tabela ‘Concluintes na graduação presencial’ mostram um desempenho bastante positivo, com um total de 3.326 estudantes que completaram seus cursos de graduação em 2023. Tal resultado corresponde a uma taxa de crescimento de 57,33% dos formandos em relação ao ano anterior, representando um salto expressivo na trajetória de crescimento positiva no número de egressos da instituição, superando, inclusive, o total de concluintes na graduação do período anterior à pandemia". 

Além disso, quando se trata do âmbito cultural, a UFU beneficiou diretamente mais de 180 mil pessoas entre seus 206 projetos, trabalhando o pilar extensionista da institução e corroborando, assim, com o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide). 

 

Transparência e prestação de contas

Outro aspecto do relatório é o cumprimento da Decisão Normativa do TCU n° 198, de 23 de março de 2022, que estabelece parâmetros para sua realização. Tomando como base a determinação do Tribunal de Contas da União, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) torna disponível a seção de Transparência e Prestação de Contas, no Portal UFU, divulgando itens relativos à prestação de contas da instituição. 


 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: gestão Desenvolvimento prestação de contas Conselho Diretor

A11y