Enactus UFU confirma participação no Eneb 2024

Com o tema 'Protagonismo & Paixão', Evento Nacional Enactus Brasil marcado para julho deste ano, pela primeira vez com quatro dias de duração, e será realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo

Publicado em 14/05/2024 às 10:51 - Atualizado em 22/05/2024 às 17:15

Registro da participação da Enactus UFU no Eneb 2023. (Foto: arquivo pessoal)

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos composta por universitários comprometidos em utilizar negócios para um impacto socioambiental positivo. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) possui uma equipe deste projeto, que, por meio da inovação e do empreendedorismo, busca resolver problemas reais da sociedade.

Atuante em Uberlândia desde 2015, a Enactus UFU é responsável pelo desenvolvimento de nove projetos, sendo que três estão ativos atualmente: Aroeiras, Fazendinha de Insetos e HEDERA.

Confira, abaixo, as principais informações de cada um deles:

• Projeto Aroeirasbusca empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica do bairro Shopping Park, em Uberlândia. Por meio de capacitações em Corte e Costura e da reutilização de tecidos descartados pela indústria têxtil, a comunidade confecciona produtos para venda, obtendo, assim, uma renda. Os tecidos utilizados são adquiridos por meio de uma parceria com o Grupo Soma, na qual os tecidos de coleções passadas são doados às costureiras para produção. Este projeto foi contemplado pelo "Selo ODS Educação 2023", atendendo aos ODS 5, 10 e 12 - esta iniciativa tem como objetivo reconhecer projetos engajados com o desenvolvimento sustentável e incentivar outras unidades de ensino a contribuir para o alcance de metas da Agenda 2030;
  • Projeto Fazendinha de Insetos: utiliza mosca soldado-negro para o tratamento de resíduos orgânicos de pequenos agricultores. Após o tratamento, com as larvas já maduras, elas são utilizadas para a produção de uma ração para peixes altamente proteica, que será fornecida para os pequenos produtores parceiros do projeto. O programa também foi premiado pela Fundação Cargill no Prêmio Alimentação em Foco 2023;
  • Projeto HEDERA: foi responsável pelo desenvolvimento de um aplicativo para a Saúde Sexual e Reprodutiva, além de divulgar informações para o processo de Transição Hormonal em Uberlândia. O aplicativo oferece funcionalidades como um mapeamento de Uberlândia de onde fazer hormonização e descarte de produtos hospitalares, distribuição de PREP e PEP, métodos contraceptivos e exame de testagem rápida e laboratoriais, além do acompanhamento de mudanças corporais relacionadas à saúde reprodutiva. Mesmo sendo o projeto mais recente, já foi premiado pelo Instituto Sabin e reconhecido pelo Edital do Inovativa Brasil que incentiva startups em potencial.

A Enactus UFU foi a vencedora do Eneb 2023, em meio a mais de 200 times, e recebeu a oportunidade de representar o Brasil na Holanda, ficando no TOP 16 entre todas as Enactus do mundo.

Com o tema "Protagonismo & Paixão", esta edição do Eneb terá, pela primeira vez, quatro dias de duração e ocorrerá na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. A participação da Enactus UFU neste evento reforça o compromisso da universidade em promover um impacto positivo na comunidade de Uberlândia e em todo o país.

Para mais informações, é possível entrar em contato via e-mail: carolineassun@enactusufu.com.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia.

Palavras-chave: enactusufu Enactus