Núcleo de Design da UFU cria prancheta para auxiliar pessoas com deficiência

Projeto veio de uma demanda da própria comunidade e é personalizado para aluna do curso de Ciências Biológicas

Publicado em 28/05/2024 às 08:51 - Atualizado em 13/06/2024 às 10:06

Trabalho está em fase de validação e a prancheta tem sido utilizada além da sala de aula. (Foto: arquivo pessoal)

O Núcleo de Design Sustentável (NDS) do curso de Design da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolveu uma prancheta para cadeira de rodas feita por impressão 3D. O objetivo é auxiliar diferentes atividades cotidianas de uma aluna do curso de Ciências Biológicas. O projeto é uma parceria com o Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (Cintesp.Br) e com o Laboratório de Projetos Mecânicos (LPM) e Femec Maker, ambos da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU.

O trabalho surgiu de uma demanda da própria comunidade UFU, por meio do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, e alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Biomédica, que convidaram o núcleo para desenvolver uma solução inclusiva para a aluna Heloane Rocha Nascimento. “Um dos desafios identificados foi a inadequação das tradicionais cadeiras escolares, que frequentemente não atendem às necessidades dos alunos cadeirantes, limitando sua mobilidade e interação em sala de aula”, explica a professora Juliana Cardoso Braga, coordenadora do projeto.

Com a demanda, o grupo passou a reunir-se para entender as necessidades da aluna e começar a projetar. Todo o trabalho foi feito junto à ela, já que não era possível deixar a cadeira com o núcleo, o que tornou-se um dos desafios ao longo dos oito meses de produção. A escolha da impressão 3D foi por ela ser uma manufatura aditiva, o que possibilita criar formatos complexos e se adaptar facilmente.

Cadeira de rodas com a prancheta
A prancheta passará agora pelo processo de registro industrial, submetido pelo núcleo. (Foto: arquivo pessoal)

As carteiras da UFU, em que a mesa é ligada à cadeira, não são adequadas para uma boa transferência do aluno cadeirante e/ou limitam na utilização de materiais. “Por exemplo, se ela está com uma mesa especial e vai ter uma dinâmica em sala de aula em que os alunos vão fazer um círculo, ela ficaria dependente de alguém para pôr e tirar a mesa para ela. Se ela muda de sala, uma sala vai ter a mesa e a outra não. Então, o ideal é o aluno ter essa prancheta personalizada para a cadeira dele”, comenta Braga.

Como cada cadeira de rodas possui um tamanho e especificidade, o projeto foi todo construído para o uso da aluna. Com o protótipo pronto, agora é mais fácil adaptar o projeto para os diferentes tipos de cadeiras e necessidades. O núcleo já está trabalhando no projeto de criação da prancheta para outro aluno da UFU.

Juliana e Túlio, autor da reportagem, vendo uma foto da prancheta
Braga explica que prancheta possui ímãs que a ajudam prender no braço da cadeira, evitando que saia com facilidade caso haja espasmos ou movimentos bruscos. (Foto: Milton Santos)

Atualmente, o grupo está validando a prancheta, que tem sido utilizada para além da sala de aula. Ela tem sido testada em diversas atividades cotidianas, como leitura, uso de computador, celular, alimentação, entre outras. Nascimento explica que ainda não a utilizou em sala de aula devido ao período de férias e à greve dos docentes federais, mas que tem utilizado em casa para fazer as refeições e uso do notebook.

Braga destaca ainda a importância da atuação da universidade em projetos como esse: “Tudo que a gente faz na universidade é com um olhar para a sociedade. O design trabalha sempre com pessoas e para pessoas, nos diversos âmbitos. Isso, para a gente, é natural. O design sempre estará trabalhando com pessoas, isso é uma das premissas mais importantes: envolver os participantes no processo”.

Núcleo de Design Sustentável (NDS)

O NDS faz parte do curso de Design da UFU e é dedicado ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão em design. Recentemente, tem realizado projetos na área de Tecnologia Assistiva, voltados para pessoas com deficiência, em parceria com outros laboratórios da UFU e com o Cintesp.Br.

Integrantes da Femec/UFU e NDS na entrega da prancheta para Nascimento
Integrantes da Femec/UFU e NDS na entrega da prancheta para Nascimento. (Foto: arquivo pessoal)

“Vamos continuar com esse olhar atento para as pessoas com deficiência, porque se a universidade não fizer esse trabalho, é muito difícil que outros façam, porque são projetos, de fato, personalizados. Então, você vê que não há muito interesse do mercado, das indústrias, em entrar nesse segmento, porque ele demanda essa personalização e para indústria, muitas vezes, interessa mais produzir em série”, finaliza a coordenadora.

Palavras-chave: acessibilidade prancheta cadeira de rodas Design núcleo de design sustentável impressão 3D