Pular para o conteúdo principal
Prêmio

Computação da UFU conquista ouro na Maratona Mineira de Programação

Universidade chega ao segundo lugar no quadro geral de medalhas da competição, que é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

Publicado em 18/06/2024 às 16:07 - Atualizado em 20/06/2024 às 14:36

UFU foi representada por três equipes na XI Maratona Mineira de Programação. (Foto: arquivo pessoal)

Estudantes de Ciência da Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conquistaram a medalha de ouro na XI Maratona Mineira de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), nos dias 7 e 8 de junho. Neste ano, o evento foi sediado pela UFU, no Campus Monte Carmelo.

O time vencedor, denominado “Pinguins de Madagascar”, é formado pelos estudantes da Faculdade de Computação (Facom/UFU) Amauri Pietropaolo Tavares Junior, Guilherme Cabral de Menezes e Rhuan Leonardo Baffero Marques. Apesar da pressão diante dos exercícios, Marques considera que a competição foi muito boa. “Gostei dessa parte de competir; considero que foi uma ótima prova e também pela experiência da equipe”, comenta o aluno. 

Time "Pinguins de Madagascar"
Time "Pinguins de Madagascar" conquista ouro ao solucionar dez problemas na competição (Imagem: Divulgação)

Segundo o regulamento, os estudantes tiveram até cinco horas para resolver uma série de problemas que ocorrem em diversas situações do cotidiano, das empresas e de pesquisas, usando algoritmos e lógica computacional de forma eficiente. Um dos orientadores do time, João Henrique de Souza Pereira, considera que a competição foi disputada e que o resultado da equipe “Pinguins de Madagascar” foi “fantástico”. 

“A prova na Maratona de Programação é preparada para nenhum time conseguir resolver todos os problemas durante o período da competição, que é de cinco horas. Esta competição teve 13 problemas e o nosso time resolveu completamente certo dez problemas. Dois problemas, o A e o D, eram mais simples. Mas, eles tinham problemas complexos; por exemplo, o H, que apenas nosso time e outros dois conseguiram resolver. E faltou muito pouco para resolver mais um problema, o K, que nenhum time conseguiu solucionar. Esses algoritmos estão entre os mais avançados no planeta, na área de computação, e o time da UFU conseguiu identificar os algoritmos corretos”, ressalta Pereira.

Neste ano, os times da UFU foram treinados pelos seguintes professores da Facom: Daniele Carvalho Oliveira, Felipe Alves da Louza, Giullia Rodrigues de Menezes, João Henrique de Souza Pereira e Luiz Cláudio Theodoro. Com a medalha de ouro, a UFU assume o segundo lugar no ranking geral do quadro de medalhas da maratona. 
 

Mais premiações

A UFU também conquistou o segundo lugar no ranking feminino, com o time “We Byte”, formado pelas alunas Alline Aparecida Ferreira Martins, Ana Laura Neuber de Castro Carvalho e Ana Vitória Vaz Santos. Além disso, o time “Aoooo pow(tencia)”, formado por Leandro Elias Fontes Carrijo, Leandro Silva Pina de Campos e Luís Augusto Queiroz Martins, ficou com a medalha de bronze.

Fotos das equipes que representaram a UFU na maratona
Times da UFU na XI Maratona Mineira de Programação. (Imagem: Divulgação)

Além da competição oficial, a UFU também foi representada pelo time “Fênix”, formado pelos estudantes Erick da Silva Marques, Gabriel Pacheco Silva e Isabelle Alves Florêncio, e pelo time “Como Treinar Programação”, formado por Carlos Cabral de Menezes Filho, Isabela Cunha Silva e Maria Eduarda Gomes Kuhn, na modalidade “Café com Leite”, que envolve estudantes do ensino médio, vinculados a projetos de extensão. “Caso estivessem competindo, eles teriam conquistado a medalha de prata”, acrescenta Pereira. 

Atual membro da “Pinguins de Madagascar”, Marques conheceu o projeto de extensão ainda no ensino fundamental e admite que, se não fosse por iniciativas como aquela, possivelmente não estaria programando. “Eu fico muito feliz com esses projetos; acho que são muito importantes para toda a parte de computação daqui de Uberlândia”. Para o aluno, conquistar a maratona mineira e garantir a vaga na nacional mostram a efetividade da ação extensionista. 

 

Maratona

A Maratona Mineira de Programação é um evento sem fins lucrativos, realizado no Estado pela SBC desde 2011, com o objetivo de fortalecer a difusão do conhecimento tecnológico e preparar os estudantes mineiros para as competições nacionais e internacionais. A cada ano, a competição é sediada por uma cidade diferente, garantindo ampla participação. 

A edição de 2024, organizada localmente pelos professores da Facom Rafael Dias Araújo e Thiago Pirola Ribeiro e pela diretora geral, Daniela Resende Silva Orbolato, contou com a presença do diretor de Competições Científicas da SBC, Carlos Eduardo Ferreira, e teve recorde de participantes. Foram 60 equipes de 22 instituições representantes de todas as regiões do estado de Minas Gerais. 


 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Ciência da Computação maratona de programação Prêmio

A11y