Computação da UFU fica entre as melhores em maratona nacional de programação

Competição aconteceu em Gramado e reuniu 800 equipes

Publicado em 20/05/2022 às 15:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Da esquerda para a direita, estão o professor Luiz Cláudio Theodoro, os alunos Pedro Diogo, Gustavo Gardusi e Marcos Belisário, e o professor João Henrique de Souza. (Foto: Sociedade Brasileira de Computação)

A Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU) conquistou a 22ª posição no ranking da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que recebeu a participação de 800 equipes. A competição, que existe desde 1996, tem como objetivo promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

A primeira etapa, realizada no formato on-line, em outubro de 2021, selecionou concorrentes de Uberlândia e região. O time da UFU, chamado Saidera, composto por Gustavo Gardusi, Marcos Belisário e Pedro Diogo Machado, estudantes do curso de graduação de Ciência da Computação da UFU, se classificou e viajou para Gramado (Rio Grande do Sul), onde aconteceu a etapa final, entre os dias 31 março e 2 de abril de 2022.

Saidera tem a orientação de Luiz Cláudio Theodoro e João Henrique de Souza, professores da Facom. Theodoro comenta que a UFU deve subir dois degraus no ranking: “Duas equipes de duas Instituições de Ensino Superior se classificaram entre as 22 primeiras; então, a posição da UFU, por instituição, vai para o 20º lugar”.

A competição, em sua fase inicial, recebeu a participação de 800 times. A 22ª posição do pódio, ocupada pela equipe Saidera, representa os 4% dos melhores times do país. Desse total, 534 se classificaram para a prova final. Sobre essa fase, Gardusi explica:

“Tinha um caderno de questões com uma história explicando um problema; precisávamos escrever um código que fosse capaz de resolver esse problema, dentro dos limites informados”. Os times são compostos por três estudantes de cursos de graduação e pós-graduação na área de Computação, como Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e Matemática. Os participantes devem resolver, durante cinco horas, o maior número de questões que são entregues no início da prova, com a ajuda de livros e manuais.

Gardusi explica sobre a forma que sua equipe se organizou para desenvolver as atividades. “A ideia de ter apenas um computador na hora da resolução dos problemas é para promover mais discussões entre os integrantes. Quem tem a ideia de solução para um problema vai para o computador implementar. Os outros dois resolvem individualmente no papel ou ficam discutindo algum problema mais complexo.”

A Maratona de Programação da SBC, que transmitiu a celebração dos vencedores de 2022 por meio do YouTube, é um evento nacional em que os finalistas foram aprovados em seleções regionais e, dependendo do rendimento, podem ser classificados para o International Collegiate Programming Contest, uma competição mundial de programação.

Palavras-chave: Ciência Programação Computação Ciência da Computação sistemas de informação maratona de programação sociedade brasileira de computação