Extensão

Inscrições reabertas para o curso gratuito 'Afrofotobiografias: A Visibilidade dos Invisíveis'

Novo período para realizar o procedimento e participar de oficinas experimentais com imersão produtiva no fazer fotográfico vai até 1º de agosto

Publicado em 25/06/2024 às 12:17 - Atualizado em 26/06/2024 às 10:51

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está com inscrições novamente abertas para o projeto de extensão "Afrofotobiografias em Questão - A Visibilidade dos Invisíveis". O curso é coordenado pelo professor Rodrigo Vasconcelos Machado, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel), e teve início no último mês de maio. As atividades consistem em oficinas experimentais com imersão produtiva no fazer fotográfico, focando na elaboração de diários "Afrofotobiográficos".

Os requisitos para participação são noções básicas de fotografia e posse de câmera analógica ou digital, além de conhecimento sobre iluminação. A iniciativa é gratuita e destinada à comunidade da UFU, incluindo professores, estudantes e técnicos administrativos, além de pessoas da comunidade externa interessadas em fotografia. A idade mínima para participação é de 18 anos e são oferecidas 30 vagas.

Os cursistas terão a oportunidade de vivenciar o processo de criação fotográfico e textual, discutindo a problemática da afro-autobiografia/biografia por meio da interface entre texto e imagem. As atividades incluem a preparação de um ensaio fotográfico final, que será apresentado em uma exposição coletiva e publicado em um livro.

Ademais, o curso aborda a representação afro-imagética a partir de histórias que ficam fora do circuito oficial, dando visibilidade a relatos e imagens que revelam a alteridade e a presença dos afrodescendentes na sociedade. A metodologia inclui aulas expositivas e práticas, debates sobre direitos de uso de imagem, bem como noções de fotografia analógica e digital.

Informações gerais

• Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 - Uberlândia, MG - Campus Santa Mônica, Bloco U, sala 213;
  • Inscrições: até 1º de agosto - acesse aqui o formulário de inscrição;
  • Data:  programação será divulgada em breve;
  • Horário: das 18h às 19h30.

Palavras-chave: extensão Fotografia Afro biografia