Publicado em 13/06/2024 às 11:38 - Atualizado em 08/10/2024 às 11:53
Na tarde desta terça-feira, 11 de junho, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu a visita do atual ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida. A passagem do ministro foi dividida em três momentos. O primeiro, para marcar o início da construção do Centro de Extensão em Direitos Humanos Madáh.
O espaço será destinado à realização de projetos de extensão que atuam no campo do combate ao trabalho escravo contemporâneo, promovendo dignidade humana às vítimas resgatadas dessa situação. O centro, que leva o apelido dado a Madalena Gordiano - uma mulher que foi vítima de trabalho escravo por quase 40 anos na cidade de Patos de Minas -, é uma parceria entre a Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da Faculdade de Direito (Cete/Fadir), junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) e ao Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT/MG).
O centro foi projetado pela arquiteta e pró-reitora de Assistência Estudantil da UFU, Elaine Calderari. Vale destacar que a UFU é a primeira universidade do país a contar com um centro de extensão em direitos humanos, o que destaca a instituição em nível nacional.
Em seguida, o ministro assinou, junto ao reitor Valder Steffen Junior, o Acordo de Cooperação Técnica entre a UFU e a União, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A parceria visa promover a Política Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, tendo como instrumento o Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo e o Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo.
Além do ministro e do reitor, estiveram presentes na solenidade o pró-reitor de Extensão e da Cultura, Hélder Eterno da Silveira, a professora e coordenadora do programa multidisciplinar de extensão Mais Humanos da UFU, Márcia Leonora Orlandini, a deputada federal Dandara Tonantzin (PT/MG), Madalena Gordiano e representantes do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho.
Na ocasião, Almeida afirmou que o MDHC possui um projeto institucional de criar um Sistema Nacional de Direitos Humanos e convidou publicamente a UFU a fazer parte do projeto, com o Centro de Extensão de Direitos Humanos Madáh.
Após agradecer a presença do ministro e de todos os demais, o reitor declarou que a universidade tem um compromisso com a sociedade. “A universidade gratuita é uma universidade democrática (..), uma universidade onde as pessoas têm voz, uma universidade onde as pessoas precisam se sentir seguras", frisou Steffen. Ao final da solenidade, ele presenteou o ministro com uma placa comemorativa, em agradecimento por esta visita à instituição.
Encerrando sua passagem por Uberlândia, Almeida proferiu a palestra “Racismo Estrutural nas Instituições de Ensino Superior”. A céu aberto, no estacionamento da Reitoria, o ministro discursou sobre a temática, tratando de aspectos como a perspectiva histórica do racismo, relações de poder nas instituições, ações afirmativas e abolição da escravatura, entre outros.
Ao final da palestra, houve a apresentação do Terno Moçambique de Belém, um dos grupos que fazem parte do congado uberlandense. Promovida pela Proexc, em parceria com o Diretório Acadêmico XXI de Abril, do curso de Direito, e com o Diretório Acadêmico de Relações Internacionais, a palestra está disponível no Canal da UFU no YouTube - confira, abaixo.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Veja, a seguir, uma galeria especial com mais de 100 fotos da passagem do titular do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania por Uberlândia.
Palavras-chave: ministro governo federal PROEXC
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS