Pular para o conteúdo principal
Medalhista

Aluno de projeto da UFU é medalhista em olimpíada internacional de Informática

Iniciativa é uma parceria entre a Faculdade de Computação e a UberHub

Publicado em 23/07/2024 às 10:21 - Atualizado em 25/07/2024 às 10:24

Equipe do projeto Treinamento Olímpico de Uberlândia. (Foto: arquivo pessoal)

 

Carlos Cabral de Menezes Filho, aluno do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberlândia Centro, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Informática (OII) de 2024. Ele participa do projeto Treinamento Olímpico de Uberlândia (TOU), uma parceria entre a Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU) e o UberHub Code Club, que realizam, de forma gratuita, o ensino de programação de computadores para estudantes dos ensinos médio e fundamental. 

As atividades administrativas da parceria são realizadas pelo UberHub, coordenadas por Walber Schwartz, e as atividades pedagógicas são realizadas pela UFU, com atuação dos professores João Henrique de Souza Pereira e Luiz Cláudio Theodoro e da doutoranda Giullia Rodrigues de Menezes. 

A Olimpíada Ibero-Americana de Informática é realizada por 14 países, sendo eles Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Venezuela. Ela é uma competição individual em que cada país seleciona seus melhores programadores para representá-los. 

No Brasil, é necessário passar por quatro etapas na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Os melhores são selecionados para disputar as vagas para a OII na Semana Olímpica, realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) na Universidade de Campinas (Unicamp), sendo dez representantes selecionados no total.

A prova da OII aconteceu no dia 22 de junho e contou com 149 participantes dos 14 países ibero-americanos, dentre os mais de 10 mil alunos que haviam iniciado nas competições locais. Menezes Filho conquistou a medalha de bronze, sendo o segundo ano consecutivo em que ele é premiado na olimpíada. 

“Esse resultado é extremamente importante, pois demonstra que a qualidade do ensino realizado pela Facom está em nível internacional. Então, ter um aluno entre estes dez [representantes do Brasil], dentre centenas de instituições de nível superior e cursos na área de tecnologia, em um país abrangente como o Brasil, realmente demonstra o nível da qualidade do ensino, na área de computação, realizado pela Facom/UFU”, declara Pereira. 

O interesse de Menezes Filho pela área da Informática começou há seis anos, inspirado por seu irmão, que também é medalhista na OBI e que também participou do projeto em parceria com a UFU. Hoje, o aluno já atua como instrutor na parceria e pretende fazer graduação na universidade. “Pretendo entrar na UFU no primeiro semestre de 2025 para cursar Ciências da Computação e poder competir no mais alto nível da programação competitiva pela universidade. É muito bom poder estar representando a UFU, Uberlândia, Minas Gerais e o Brasil, ainda mais conquistando medalhas e chegando a esse marco de primeira pessoa em Minas Gerais com duas premiações na OII”, finaliza.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: faculdade de computação medalhista UberHub Olimpíada Iberoamericana de Informática Treinamento Olímpico de Uberlândia Olimpíada Brasileira de Informática

A11y