TECNOLOGIA

UFU fomenta iniciativas sobre empreendedorismo e criação de startups

Facom TechWeek é uma destas ações; evento está em sua 10ª edição e, reúne estudantes, profissionais, empresas e entusiastas de tecnologia de Uberlândia e região

Publicado em 13/10/2023 às 18:07 - Atualizado em 16/10/2023 às 13:59

Mesa de apresentação do evento composta inicialmente pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Carlos Henrique de Carvalho, segurando o microfone e falando com o público. Ao seu lado está o professor Maurício Escarpinati, da Facom/UFU. | Foto: Milton Santos.

O “boom” do empreendedorismo e a criação de startups são assuntos que vem ganhando cada vez mais espaço para debates e, não somente dentro de empresas, mas também em escolas e universidades. Workshops, palestras, seminários e painel de discussão são algumas das ações que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove na instituição, viabilizando informações e atualizações quentes desse mercado ágil e inovador. Estas podem ser grandes oportunidades para aqueles que ainda estão com suas ideias no papel.

Nos dias 03 e 04 de outubro, aconteceu a 10ª edição da Facom TechWeek - ‘Semana de Integração Acadêmica e Tecnológica’, realizada anualmente. A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação de Ciência da Computação (PPGCO), vinculado à Faculdade de Computação (Facom) da UFU.

O evento é aberto para a comunidade externa à Universidade e voltado para os alunos de graduação e pós-graduação. “Cria-se um ambiente para discutir ciência e trazer o que está acontecendo no mercado", informa o professor Mauricio Cunha Escarpinati, da Facom/UFU. A ação reúne ainda, profissionais, empresas e entusiastas de tecnologia de Uberlândia e região.

O objetivo do encontro é disseminar a cultura empreendedora e a inovação por meio do conhecimento de ferramentas que estimulem a criação de novos produtos, serviços e modelos de negócios, recorrendo a diferentes atividades acadêmicas, científicas e culturais. A ideia é incentivar as conexões entre os estudantes, mentores e/ou empreendedores experientes, a fim de apresentar conceitos vivenciais sobre as áreas mencionadas.

Escarpinati esclarece que a finalidade desta ação é passar para os alunos quais são os canais e possibilidades de atuação para empreender, criar as suas próprias empresas ou startups, por exemplo. Isto é, encontrar alternativas para pôr em realidade as suas ideias.

Desde 2015, a TechWeek é realizada em conjunto com o Workshop de Teses e Dissertações em Ciência da Computação (WTDCC).

Parcerias de sucesso

Com o intuito de dialogar para além da universidade, estiveram presentes nas atividades propostas para o workshop e, também como parceiros do evento, os representantes: do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem); Agência Intelecto; UberHub; Prefeitura de Uberlândia; Sankhya; e ASA Tecnologia.

Foram realizadas ações voltadas para os fundamentos técnicos e práticos, com oficinas, palestras e discussões sobre áreas tecnológicas, o processo da criação de startups, bem como os métodos e modelos de iniciativas já vigentes em Uberlândia e região, que estimulam o conhecimento fundamental para o mercado de trabalho atual, independente da área que o aluno pretende ocupar.

Palestra mostra várias cadeiras em anfiteatro ocupadas por alunos e à frente deles está o professor Vinícius Menezes de Oliveira da Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG),
Palestra "Empreender com Ciência e Tecnologia", ministrada pelo professor Vinícius Menezes de Oliveira da Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG). | Foto: Milton Santos

Outras iniciativas ligadas à Universidade

Ciaem| Agência Intelecto

O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem) é uma incubadora de empresas de base tecnológica vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DIRTC), e conta com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFU, denominado “Agência Intelecto”. Este é um programa permanente da Divisão de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo.

A missão do Ciaem é incentivar a criação e desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica e promover a difusão da cultura empreendedora, especificamente, por intermédio da assessoria na elaboração e no desenvolvimento do plano de negócio das empresas para que elas possam ser competitivas no mercado. A visão é ser um centro de referência em incubação de empreendimentos de base tecnológica no estado de Minas Gerais.

Propp/UFU

A universidade recebeu aprovação dos projetos de criação do Parque Tecnológico (TecnoUFU) e da usina termoquímica experimental para construção no campus Glória, na chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os recursos já estão disponíveis e o processo de compra e licitação de equipamentos está acontecendo. Em breve, o campus contará com diversos complexos que incluem Centro Esportivo, Moradia Estudantil e Escola Básica.

Networking e além!

Fechando esta edição da Facom TechWeek, as oficinas executadas no workshop, — oferecidas pelo Ciaem, Agência Intelecto e UberHub, contam com a possibilidade de desenvolver estudos de caso para melhor entendimento e aproveitamento por parte dos alunos. O evento possibilitou networking entre os alunos e empreendedores da região, permitindo assim, o desenvolvimento de uma rede de contatos para os discentes.