Publicado em 28/10/2021 às 13:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51
Premiação visa a reconhecer os profissionais e empresas mais influentes do setor. (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)
Assim como em 2020, a Universidade Federal de Uberlândia é uma das 10 finalistas na categoria “Universidade” do Startup Awards 2K21, principal prêmio de startups e inovação do país. A premiação visa a reconhecer os profissionais e empresas mais influentes do setor.
O prêmio é anual e dividido em 15 categorias. Na categoria “Comunidade Revelação”, o Ecossistema de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo de Uberlândia (UberHub), da qual a UFU faz parte, também está entre os 10 finalistas.
O UberHub é uma iniciativa formada por voluntários e que existe há 10 anos na cidade. Entre esses voluntários de diversas instituições e empresas, estão integrantes das faculdades de Computação e de Gestão e Negócios e empreendedores vinculados à universidade, por exemplo.
Nos últimos três anos, o UberHub vem se destacando e ampliando o número de finalistas. Foram quatro em 2019 (chegando ao Top3 em “Comunidade de Startups”, sendo a primeira cidade da história da premiação fora das capitais a alcançar essa posição). Em 2020, saltou para 14 indicados em 15 categorias (sendo Top3 em quatro delas). Em 2021, o número de finalistas subiu para 18 nas 15 categorias.
Conforme destaca Ferdinando Kun, um dos líderes do UberHub, não existe ecossistema de inovação e startups de destaque sem uma universidade forte. Segundo ele, as instituições acadêmicas estão no centro dos ecossistemas de inovação, pois exercem funções essenciais, como formação de talentos, pesquisa e desenvolvimento, conexões e conhecimento.
“Portanto, a UFU tem desempenhado um papel fundamental e, com certeza, é um dos motivos que fizeram a cidade de Uberlândia ser reconhecida nacionalmente como um polo tecnológico e celeiro de startups, sendo um dos principais atores do UberHub”, afirma Kun, um dos 10 finalistas da categoria “Herói do Ano”.
Universidade
De acordo com o regulamento, o prêmio da categoria “Universidade” é voltado para instituições tradicionais de ensino que tenham em sua grade curricular conteúdo/áreas voltadas para a educação empreendedora no mercado de inovação e startups.
Os critérios para a participação das universidades foram ter realizado algum projeto de fomento à criação e/ou desenvolvimento de startups no período de 19/08/2020 a 19/08/2021, ter cursos/aulas/iniciativas relevantes voltadas para educação empreendedora no mercado de inovação e startups e ter colaborado com a comunidade de startups local em alguma iniciativa.
“Pelo segundo ano consecutivo, a UFU está entre as 10 finalistas na categoria 'Universidade', concorrendo com universidades como a USP [Universidade de São Paulo] e UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Além de ser uma grande conquista, a indicação demonstra a relevância da UFU para o Ecossistema de Inovação de Uberlândia, UberHub, que teve várias indicações e se desponta como um dos principais ecossistema de inovação do Brasil”, destaca Manuela Botrel, coordenadora de Gestão do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU).
O Startup Awards é promovido pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) com patrocínio da Amazon Web Service (AWS). Os indicados são escolhidos por meio de voto popular. A partir desta lista, a Academia Awards escolhe três finalistas. Após o anúncio dos Top3, a academia vota no vencedor/vencedora de cada categoria.
Etapas de votação:
Cronograma:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: empreendedorismo inovação Startups Prêmio Finalistas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS