Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo

Com projetos sustentáveis, alunos do ensino médio finalizam Laboratório de Inovação da UFU

Estudantes tiveram aulas sobre empreendedorismo, marketing, finanças e outras áreas ao longo de 12 meses

Publicado em 02/10/2025 às 14:13 - Atualizado em 14/10/2025 às 15:06

Turma contou com 16 estudantes de diferentes escolas estaduais. (Foto: Milton Santos)

 

O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da Universidade Federal de Uberlândia (Ciaem/UFU) finalizou sua sétima turma de estudantes do Laboratório de Inovação, sendo esta a quarta com alunos do ensino médio de Uberlândia. O fim da jornada estudantil foi realizada no dia 30 de setembro com a apresentação de cinco projetos desenvolvidos ao longo dos 12 meses de estudo.

A iniciativa, que possui parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), foi iniciada em 2022 para fomentar o empreendedorismo e inovação nas escolas. Os alunos que fizeram parte do curso são todos de escolas estaduais e tiveram a oportunidade de se adequar melhor ao ecossistema de inovação da cidade. A área vem crescendo a partir de projetos como o Pacto pela Inovação, desenvolvido pela UFU em parceria com a Prefeitura Municipal e o setor privado.

Ações como estas aproximam as pesquisas desenvolvidas pela universidade com a resolução de dilemas e questões que afetam a comunidade uberlandense. A vice-reitora da UFU, Catarina Azeredo, participou do evento e destacou a importância da conexão com a população: “A gente tem a perspectiva de resolver problemas reais da sociedade a partir do conhecimento que a gente produz aqui dentro da universidade, eu acho que isso dá mais força para as iniciativas dessa natureza”.

 

Encerramento do curso

A sétima turma do projeto foi composta por 16 alunos do ensino médio. Os encontros passaram por áreas como marketing, finanças, relações públicas e outros temas de interesse para formação empreendedora. Ao longo dos 12 meses do Laboratório, os estudantes foram a eventos de inovação na cidade, como o Uberlândia Summit 2024 e o V Congresso Nacional de Empreendedorismo (Conemp). Também foram feitas visitas técnicas em referências na área.

Como projeto final, houve a divisão dos estudantes em cinco grupos para apresentação de um plano de negócios inovador. As empresas idealizadas foram:

  • Aranduka: projeto de mudança social de prevenção a enchentes, com a coleta de lixo reciclável e transformação dos produtos em materiais escolares sustentáveis; 
  • Seed Coffee: projeto de cafeterias sustentáveis com ambientes e atendimento voltados ao bem-estar, descanso e saúde física e mental dos clientes;
  • Mindzone: projeto de um aplicativo gratuito de saúde mental para facilitar o acompanhamento psicoterapêutico de maneira remota com profissionais da área;
  • Proflex: projeto de produção de próteses de baixo custo, feitas a partir de materiais sustentáveis;
  • Fila Zero: projeto de aplicativo de triagem médica inteligente para reduzir a fila de espera de atendimento em hospitais.

Além dos estudantes e familiares, a cerimônia de encerramento contou com avaliadoras dos projetos, que integram o ecossistema inovador da cidade. A diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, Luciana Carvalho, destaca que não é apenas um encerramento, mas um ciclo estudantil: “Não consideramos como um encerramento, consideramos como o início de muitas possibilidades, porque esses alunos aprenderam muitas coisas ao longo do curso”.

Para Azeredo, o projeto é um pequeno passo de uma caminhada na direção do empreendedorismo e da inovação universitária. “Esses alunos viram multiplicadores nos locais em que estão falando sobre empreendedorismo e despertam interesse em outros estudantes para estarem aqui na UFU. Ao mesmo tempo que formamos pessoas com conhecimento sobre empreendedorismo, sobre inovação, também temos essas pessoas como futuros estudantes da UFU em cursos regulares”.

O projeto continua nos próximos semestres com uma nova turma, agora com alunos da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU). As aulas serão iniciadas ainda no mês de outubro.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

 

Palavras-chave: CIAEM Laboratório de Inovação Ensino Médio inovação empreendedorismo

A11y