Empreendedorismo

Incubadora da UFU conclui mais uma turma do Curso de Ideação

Desde o seu lançamento, em 2020, cerca de 90 empreendedores já passaram pelo treinamento

Publicado em 05/12/2022 às 10:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Desde quando o curso foi lançado, em 2020, cerca de 90 empreendedores já passaram pelo treinamento. (Foto: acervo Ciaem)

Como avaliar se uma ideia pode resultar em um bom negócio? O que fazer para pôr em prática o que foi idealizado? Quais habilidades são necessárias para inovar? As respostas para essas perguntas são respondidas no Curso de Ideação, oferecido pelo Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da Universidade Federal de Uberlândia (Ciaem/UFU).

Em 2022, o Ciaem concluiu as aulas da terceira turma de empreendedores que aprenderam a executar técnicas para avaliação e viabilização de ideias. Neste ano, participaram 20 pessoas, resultando em cinco projetos — desenvolvidos individualmente ou em grupo.

Apesar de lançar mão de videoaulas, o curso é desenvolvido de forma presencial. Os temas são divididos em seis módulos, formando uma trilha empreendedora. Esses módulos são: Geração de Ideias; Mercado e Estratégia; Modelo de Negócios; Validação; MVP (Mínimo Produto Viável); Planejamento Financeiro; Pith; e, por último, o Demoday.

Neste ano, o Demoday, quando ocorre a apresentação dos projetos desenvolvidos no Curso de Ideação, foi realizado no dia 29 de novembro.

"A terceira edição do curso, feita pela primeira vez com aulas presenciais, nos trouxe gratas surpresas. Ideias interessantes, muitas com impacto social e com viabilidade. Além do empenho dos participantes, os professores e mentores conduziram de maneira excepcional a trilha proposta. Foi um prazer colaborar com essa edição", conta Renata Rodrigues, colaboradora do Ciaem, por meio da Bolsa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Para Janaina Arantes, que participou do curso este ano, a ação foi um “divisor de águas”. “Entrei com uma ideia e saí com um projeto a ser implementado. Foram muito importantes todas as aulas e a mentoria, pois a cada semana eram novos conhecimentos para agregar nesse grande quebra-cabeça chamado empreendedorismo. Saímos do curso com o gostinho de ‘quero ficar’, mas com a certeza de que nos veremos em breve. Continuarei participando de palestras e eventos promovidos pelo Ciaem”, relata a empreendedora.

Desde quando o curso foi lançado, em 2020, cerca de 90 empreendedores já passaram pelo treinamento, sendo estimulados a desenvolverem a cultura de inovação em seus novos negócios.

A quarta edição, que será realizada em 2023, já está confirmada. O público-alvo são empreendedores ou grupos de empreendedores que buscam ampliação na capacidade de criar negócios em diferentes contextos. Os interessados devem ficar atentos aos perfis do Ciaem nas redes sociais e em sua página oficial na internet. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail gerencia@ciaem.ufu.br.

Palavras-chave: empreendedorismo CIAEM curso Ideação Negócio