Publicado em 02/07/2025 às 12:31 - Atualizado em 11/07/2025 às 15:16
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) inaugurou, na terça-feira (1/7), o espaço físico do Laboratório de Inovação (Lab-In). Localizado em frente ao Bloco 5L, no Campus Santa Mônica, o local é dedicado ao projeto de educação empreendedora e também estará aberto a outras iniciativas com foco na área.
O principal público-alvo são os estudantes do ensino médio da rede pública de Uberlândia e da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU). A iniciativa, que já está em sua sétima turma, superou as expectativas iniciais, que previam apenas uma turma, consolidando-se como um sucesso.
O projeto do laboratório foi aprovado por meio do edital do Programa de Apoio aos Ambientes Promotores de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A criação é uma iniciativa do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem), que é ligado ao Parque Tecnológico da UFU (TecnoUFU), à Agência Intelecto e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPP/UFU).
O design do espaço físico foi desenvolvido em parceria com o curso de Design da UFU, por meio da docente e prefeita universitária, Juliana Cardoso Braga, e do designer Humberto Guedes de Oliveira, do Ciaem.
A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades da gestão da UFU, incluindo o reitor Carlos Henrique de Carvalho, a vice-reitora Catarina Azeredo Machado, a prefeita universitária Juliana Cardoso Braga, a chefe de gabinete Christiane Pitanga, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Paluma.
Representantes de importantes parceiros do ecossistema de inovação de Uberlândia também estiveram presentes, como a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), a Prefeitura Municipal, a Uberhub, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), reforçando a relevância da iniciativa e o momento promissor no campo do empreendedorismo na cidade.
A vice-reitora da UFU destacou a relevância do projeto para os jovens: "É muito importante termos na universidade um projeto como esse, que envolve estudantes da rede pública e que auxilia a identificar vocação, talentos e potenciais. Alunos que muitas vezes não tinham acesso para colocar ideias inovadoras em prática, agora têm. Com isso, estamos, enquanto universidade, cumprindo nosso papel social, por meio de demandas da própria sociedade.”
Já o reitor da UFU ressaltou a importância do diálogo e das parcerias institucionais: "A UFU não está alinhada apenas com as nossas questões locais, mas também nacionais e internacionais. Precisamos aproveitar que a universidade não tem muros. Ela não vai dizer, ela vai dialogar e ouvir todos os entes e atores sociais, para que a gente possa ter um sistema de referência internacional. Para isso, nós temos que continuar com essas iniciativas inovadoras e com nossas parcerias.”
O Laboratório de Inovação da UFU promete ser um catalisador para o desenvolvimento de novas ideias e para a formação de uma nova geração de empreendedores em Uberlândia. Mais detalhes sobre o projeto estão disponíveis no site do Ciaem.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Laboratório de Inovação TecnoUFU CIAEM inovação empreendedorismo container Agência Intelecto Propp
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS