Pular para o conteúdo principal
encontro

UFU recebe comitiva do ELI Summit e apresenta eixos estratégicos de inovação

Maiores lideranças de Minas Gerais visitaram a universidade como parte da Rota da Inovação

Publicado em 10/07/2025 às 10:26 - Atualizado em 18/07/2025 às 14:12

UFU esteve presente em diversas ações de inovação ao longo do mês de junho (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu nesta quinta-feira (10/7) a comitiva do ELI Summit, um encontro que reúne as principais lideranças de ecossistemas de inovação de Minas Gerais. O evento, realizado no bloco 3Q, marcou a participação da UFU na Rota da Inovação, iniciativa promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e pela Prefeitura de Uberlândia, com a presença de cerca de 250 pessoas de diversas cidades da região.

Durante a visita, a UFU destacou suas principais iniciativas de inovação, apresentando os eixos estratégicos que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo: a Agência Intelecto, o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem) e o Parque Tecnológico (TecnoUFU).

A Agência Intelecto, criada em 2005 como Núcleo de Apoio a Patentes e à Inovação, é o órgão responsável pela gestão da política e do portfólio de propriedade intelectual da UFU. Desde 2006, ela vem promovendo atividades de fomento à inovação e ao empreendedorismo, em sintonia com a Lei da Inovação. Seu objetivo é proteger o conhecimento gerado pela comunidade universitária e estimular a valorização e comercialização de novas tecnologias.

Já o Ciaem atua como uma incubadora de empresas de base tecnológica, oferecendo estrutura e suporte para o desenvolvimento de produtos e serviços com alto valor agregado. O centro busca difundir a cultura empreendedora e ser uma alternativa de geração de novos negócios, empregos e renda.

Completando o tripé da inovação, o Parque Tecnológico da UFU visa ser um ambiente de desenvolvimento tecnológico, econômico e social, buscando promover inovação tecnológica, novos negócios, empregos, networking e e impulsionar a sinergia entre projetos, negócios e instituições de ensino e pesquisa.

A vice-reitora da UFU, Catarina Machado Azeredo, ressaltou a importância da iniciativa: "Que esse momento de rota também seja um momento de parceria, de conversas e articulações. Na universidade é onde fazemos ciência, pesquisa e inovação. Que possamos, com a expertise do ecossistema, promover ainda mais um desenvolvimento inovador na região".

Foto da vice-reitora da UFU
Parceria entre a universidade, setor privado e a comunidade é destaque do encontro (Foto: Milton Santos)

Luciana Carvalho, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, reforçou a relevância do investimento em ciência e tecnologia para o desenvolvimento: "Não existe nenhum país no mundo que se desenvolveu sem investir em ciência, tecnologia e inovação. E para que isso ocorra, a gente precisa de pessoas, pessoas capacitadas, que possam trabalhar em prol da ciência e da inovação, e a nossa universidade tem um papel fundamental nisso. Porque estamos aqui para gerar transferência de conhecimento e formar pessoas que vão estar futuramente nas empresas e no setor público promovendo a inovação e o empreendedorismo".

Após a visita à UFU, a comitiva seguiu sua "Rota da Inovação", explorando outros centros e ambientes de inovação pela cidade, consolidando o compromisso de Minas Gerais com o avanço tecnológico e o empreendedorismo.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: inovação TecnoUFU Agência Intelecto CIAEM rota da inovação eli summit

A11y