Alunos do ensino médio têm atividades empreendedoras na UFU

Laboratório de Inovação finalizou segunda turma e estreará terceira neste mês

Publicado em 08/03/2024 às 10:58 - Atualizado em 14/03/2024 às 09:26

Projeto já disponibilizou mais de 70 bolsa para os alunos. (Foto: Marco Cavalcanti)

O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da Universidade Federal de Uberlândia (Ciaem/UFU) promove a cultura empreendedora em Uberlândia por meio do Laboratório de Inovação. O projeto iniciou em 2022, composto por alunos do ensino médio de escolas estaduais e, posteriormente, também com alunos da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU).

O encerramento da segunda turma aconteceu no dia 28/02, onde os alunos puderam apresentar seus projetos e receber a certificação. “Eu gosto sempre de estar inovando nos cursos, para estar pronta para o mercado de trabalho. Como a Iniciação Científica é em Administração, a gente aprende muito sobre o modelo de negócios”, explica Gabriella Freire, estudante do terceiro ano do ensino médio e concluinte da segunda turma do laboratório.

A estudante pretende cursar Nutrição no ensino superior, mas conseguiu conciliar os interesses pessoais com o projeto: “Abriu um leque, porque eu não pensava em Administração, mas quando eu comecei, eu falei, ‘nossa, é muito abrangente’. Tanto que eu encontrei uma forma de encaixar a Administração dentro da Nutrição”.

Gabriella apresentando o projeto
Apresentação de Gabriella Freire sobre o seu projeto. (Foto: Marco Cavalcanti)

Os alunos das escolas públicas recebem uma bolsa de Iniciação Científica e participam da Trilha Empreendedora. “[A trilha] tem como objetivo capacitá-los nos conceitos de empreendedorismo e inovação e, a partir das práticas vivenciadas, do trabalho em grupo, desenvolver as competências empreendedoras e melhorar o conhecimento sobre inovação para que, quando eles decidirem por qualquer profissão, possam empreender lá também”, esclarece Luciana Carvalho, coordenadora do projeto.

Por fim, Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, destaca a importância do espaço: “O laboratório de inovação do Ciaem permite com que a universidade contribua mais ainda com outras entidades e com a comunidade, difundindo a cultura da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica, a partir de conceitos baseados no desenvolvimento sustentável e socialmente responsável”.

No dia 21 de março iniciam as atividades da terceira turma, que contará com 13 estudantes ao longo de sete meses de trabalho. Em breve, haverá a inauguração de um contêiner que será um espaço físico dedicado ao laboratório de inovação.

Palavras-chave: CIAEM Laboratório de Inovação pesquisa empreendedorismo Propp iniciação científica