UFU divulga sete novos editais de Iniciação Científica

Bolsas são destinadas a alunos da graduação e dos ensinos básico e técnico

Publicado em 05/03/2024 às 13:24 - Atualizado em 07/03/2024 às 17:44

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), por meio de sua Diretoria de Pesquisa (Dirpe), publicou, nesta segunda-feira (4/3), sete novos editais para inscrição e seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica. Quatro deles são destinados aos alunos da graduação, dois aos alunos do ensino básico e um aos alunos da Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU).

O edital Dirpe Nº 1/2024 convoca projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Já o edital  Dirpe Nº 3/2024 convoca projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Tecnológica (Pibit), também em parceria com o CNPq. Esse programa é mais voltado para tecnologia, inovação e desenvolvimento de patentes.

Os alunos que têm interesse em fazer Iniciação Científica Voluntária (Pivic) podem se inscrever no edital Dirpe Nº 8/2024. O prazo para execução da pesquisa nesta modalidade é de no mínimo seis meses e no máximo 12, e o fluxo de inscrição é contínuo.

Para além da graduação, os editais Dirpe Nº 4/2024 e Dirpe Nº 5/2024 são destinados aos alunos do ensino básico das escolas públicas. Para concorrer ao primeiro, o estudante deve estar regularmente matriculado no ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) ou no ensino médio (do 1º ao 2º ano), durante o ato da inscrição, e o fomento é da Fapemig. Já para concorrer ao segundo edital, o estudante deve estar regularmente matriculado no ensino médio (do 1º ao 2º ano), durante o ato da inscrição, e o fomento é do CNPq.

O edital Dirpe Nº 6/2024 é destinado aos alunos da Estes e busca fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico na escola técnica da UFU. Por fim, a novidade está no edital Dirpe Nº 7/2024, que é uma parceria com a Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (Diepafro) e seleciona bolsas voltadas às ações afirmativas.

Os valores das bolsas de cada edital e modalidade podem ser conferidos aqui. Em todos os editais, exceto Pivic, o período de inscrição vai até 12 de abril. Para mais informações sobre os editais, acesse a página deles pelo site da Propp.

Palavras-chave: iniciação científica bolsas Dirpe Propp pesquisa