UFU divulga classificação dos editais de Iniciação Científica

Interposição de recursos será nos dias 29 e 30/7

Publicado em 25/07/2024 às 17:57 - Atualizado em 25/07/2024 às 18:05

Novidade está nos editais de ações afirmativas e de diversidade sexual e de gênero (Arte: Banco de imagens)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), por meio de sua Diretoria de Pesquisa (Dirpe), publicou, nesta quinta-feira (25/7), o resultado parcial dos sete editais de bolsas de Iniciação Científica. Quatro deles são destinados aos alunos da graduação, um aos alunos do ensino básico, um aos alunos do ensino médio e um aos alunos da Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU).

As informações acerca das notas e suas respectivas justificativas, inclusive dos recursos, estão detalhadas no sistema de submissão de propostas. O edital Dirpe Nº 1/2024 convoca projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Já o edital  Dirpe Nº 3/2024 convoca projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Tecnológica (Pibit), também em parceria com o CNPq. Esse programa é mais voltado para tecnologia, inovação e desenvolvimento de patentes.

Para além da graduação, os editais Dirpe Nº 4/2024 e Dirpe Nº 5/2024 são destinados aos alunos do ensino básico das escolas públicas, e o edital Dirpe Nº 6/2024 é destinado aos alunos da Estes. As novidades estão nos editais Dirpe Nº 7/2024, que é uma parceria com a Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (Diepafro), que seleciona bolsas voltadas às ações afirmativas, e Dirpe Nº 9/2024, que é uma parceria com com a Comissão de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero (CPDIVERSA).

Vale lembrar que os alunos que não foram contemplados com bolsa poderão realizar a pesquisa por meio do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic).

Prazos

A interposição de recursos será nos dias 29/07/2024 e 30/07/2024, com a divulgação do resultado final previsto para publicação até o dia 14/08/2024. O prazo limite para Aceite do Termo de Compromisso é até 30/08/2024. Para mais informações sobre os resultados dos editais, acesse a página deles no site da Propp.

Palavras-chave: iniciação científica edital bolsas pibic pibiti Pivic Dirpe Propp