Publicado em 11/06/2025 às 13:18 - Atualizado em 23/06/2025 às 08:42
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sediou, na manhã desta quarta-feira (11), o 2º Fórum do Pacto pela Inovação. O encontro, realizado na Sala dos Conselhos, reuniu representantes de aproximadamente 40 instituições para discutir e propor projetos transformadores. Dentre as instituições, estão a Prefeitura de Uberlândia, a Fundação de Apoio Universitário (FAU), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ecossistema de Inovação e Startups de Uberlândia (UberHub).
O Pacto pela Inovação é um movimento estratégico que busca conectar empresas, instituições de ensino, startups e o poder público, com foco no desenvolvimento sustentável, na inovação e na inclusão social em Uberlândia e região.
A vice-reitora da UFU, Catarina Machado Azeredo, destacou a importância do evento para a instituição. "Para nós, é um momento histórico muito importante, porque abre as portas da universidade para que a gente tenha o fortalecimento da inovação e do empreendedorismo na cidade de Uberlândia e região, mas com uma participação importante da universidade. É uma oportunidade de fortalecimento do nosso Parque Tecnológico (Tecno/UFU) e de maior aproximação com os diferentes setores da sociedade", afirma.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Thiago Paluma, a realização do fórum na universidade demonstra seu papel central. "O evento acontecer aqui na UFU demonstra o nosso protagonismo em estreitar os laços tanto com entidades do setor público quanto privado, para estabelecer parcerias em prol de otimizar e dar maior eficiência ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação. As parcerias com as empresas são muito importantes para permitir que esses projetos sejam de fato desenvolvidos", explica.
Durante o fórum, os representantes das instituições parceiras se reuniram em grupos de macrodesafios, como redes e colaboração; educação empreendedora e cultura da inovação; e formação, retenção e atração de talentos, temas em que a UFU é signatária. A dinâmica visou a proposição de projetos, a definição de prioridades e o estabelecimento dos próximos passos para o Pacto pela Inovação.
Ferdinando Kun, um dos líderes do ecossistema de inovação de Uberlândia, ressaltou a relevância da reunião de diferentes setores na UFU. "É uma honra muito grande reunirmos tanta gente relevante aqui, na principal instituição de ensino que temos na cidade, com tamanha concentração de conhecimento e de pesquisa, integrando a quádrupla hélice, com sociedade civil, empreendedores, empresas, instituições de ensino e governo. Estamos no segundo momento do pacto, o primeiro de workshop, de onde vão sair os próximos projetos", finaliza.
O Pacto pela Inovação de Uberlândia propõe uma governança colaborativa, com reuniões itinerantes e câmaras temáticas. A expectativa é de que a união entre os diversos atores potencialize o impacto social e econômico da cidade.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Pacto pela Inovação inovação Propp tecno ufu
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS